A melhor música para bebê dormir! Som do útero para recém-nascido com canção de ninar

Médicos e outros profissionais da saúde estão convictos que o som do útero para recém-nascido com canção de ninar acalenta o bebê. Eles explicam que, já durante o quinto mês de formação no ventre materno, o bebê começa a receber sons efetivos que ficam gravados em sua memória. Quando já está aqui fora, ouve um som que lhe é familiar, como o som do útero, o recém-nascido sente carinho, paz e segurança.

Isso acontece porque o batimento cardíaco da mãe é o primeiro som que fica registrado no cérebro do feto. Além de emitir pressão com sua pulsação, o batimento cardíaco é também um estímulo sonoro e afetivo para o cérebro, que o leva a sentimentos de paz. E assim sendo, ouvir o som do útero fora dele, estimula a rememoração do cérebro do bebê e o conduz a um estado de regressão que só lhe traz benefícios.

Nesse post vamos relembrar alguns desses benefícios e entender melhor porque o som do útero para recém-nascido com canção de ninar é tão importante para um bebê. Vem comigo!

Como funciona o som do útero para recém-nascido com canção de ninar?

O som do útero, por si só, produz um som único que têm o poder de penetrar no cérebro do bebê com tal força, que é retido em sua memória e libera dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade.

Por esse motivo, o bebê com até três meses de vida, ao ouvir o som do útero para recém-nascido, relembra sentimentos de bem-estar, como paz, segurança e felicidade. Imagine, então, o que sente esse bebê quando ouve o som do útero para recém-nascido com canção de ninar?

Como a dopamina age no cérebro do feto?

Como todos sabem, a dopamina é um hormônio que causa uma sensação de prazer e bem-estar, por isso é chamada de hormônio da felicidade. Só que essa sensação de felicidade criada pela dopamina é bem diferente daquela produzida pela serotonina, pois é mais relacionada com uma sensação de conquista e recompensa, cuja memória o pequeno ser recebe ainda quando é um feto, mas vai reter por toda vida.

A dopamina é um dos quatro neurotransmissor gerados no cérebro, chamados de Quarteto da Felicidade, formado pela endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Essas substâncias são responsáveis por levar mensagens a todos neurônios e células do organismo do bebê, dando origens a reações incríveis, sensações que se repetem incessantemente até a fase adulta.

Essas reações são altamente positivas e podem afetar funções importantes em nosso físico, como apetite, libido, sono e até mesmo os batimentos cardíacos, além do que, a presença do hormônio da felicidade em nosso corpo é tão importante, que sua ausência pode levar a doenças como depressão e mal de Parkinson.

Qual o papel da canção de ninar no cérebro do bebê?

Muito além de divertir ou fazer o corpo dançar, uma canção de ninar acalma o bebê e melhora a qualidade de seu sono, bem como o sono de crianças e adultos.  Isso acontece porque existe uma conexão incrível da música com o inconsciente.

A explicação dessa conexão inconsciente e imediata, é que o som de uma canção de ninar estimula a liberação de endorfina no cérebro do bebê, baixando os níveis de cortisol e aliviando sua irritação.  Por esse motivo, quando ouvem uma canção de ninar, em qualquer idioma, os pequenos se acalmam rapidamente e dormem tranquilos.

A revelação e confirmação dos benefícios da canção de ninar nas últimas décadas, levaram as famílias, preocupadas com o bem-estar das crianças, a construírem o hábito de colocar músicas para o bebê ouvir ainda quando está na barriga da mãe. Agindo assim, o bebê já se acostuma com a música, se acalma e passa a fazer parte de sua vida.

Mais tarde, quando o bebê nasce, as mamães gravam CDs ou tocam as músicas em aparelhos celulares dentro do carro ou mesmo em casa, na hora que a criança precisa se acalmar e/ou dormir. Existem sites e canais, como o

Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes, que oferece, gratuitamente, o som do útero para recém-nascido com canção de ninar e outras músicas poderosas para acalmar crianças pequenas e crianças crescidas.

Conclusão:

Agora que você já é um expert nesta área, aproveite para conhecer outros posts deste canal e aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre a música para bebê dormir.

E não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos e familiares, para que também eles conheçam o poder do som do útero para recém-nascido com canção de ninar e possam utilizar também para dormir melhor. Bora lá compartilhar!

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.