Como aliviar cólica de bebê com música: Milhões de mães já usam o método

Estudiosos confirmam que música para aliviar cólica de bebê funciona de fato. Por esse motivo, a musicoterapia aplicada a bebês que têm muitas cólicas, é uma das medidas indicadas pelos médicos a bebês com até três meses de vida, uma vez que proporciona um ambiente sem estresse e relaxante, excelente para acalmar a criança.

A notícia tranquiliza os pais de bebês recém-nascidos, que ficam com o coração na mão quando o bebê chora exaustivamente, se contorcendo de dor, sem que eles saibam o que fazer para aliviar sua cólica e conter o seu choro. Isso acontece porque as cólicas são comuns em bebês, fazendo-os sofrer e junto com eles os pais, , até por volta do terceiro mês, quando as cólicas desaparecem e a paz volta a reinar na família.

Segundo especialistas, as cólicas são comuns durante os três primeiros meses de vida para os bebês, devido ao sistema digestivo do bebê, ainda mal formado, que cria gases, causadoras das contrações na parede intestinal, que ocasionam muita dor ao bebê. Outras fatores que ajudam a intensificar as cólicas é a fermentação do leite e de novos alimentos que são introduzidos em sua alimentação.

A música que vem tendo mais sucesso em cumprir essa função é a que contém mais de cinco milhões de visualizações no canal MeditarSons, confira:

Como a música para aliviar a cólica do bebê funciona?

A composição harmoniosa dos sons emitidos por uma música para aliviar cólica de bebê oferece um ruído branco constante, formado por música de ninar com fundo de água em movimento, que simula o som uterino, com o qual ele estava acostumado antes de nascer. Com esse som já familiar o bebê se acalma, sente-se mais seguro e as cólicas diminuem.

A ciência explica que o primeiro som que o bebê registra quando está no ventre materno é do batimento do coração da mãe, que é um estímulo sonoro e de pressão, seguido pelo som da circulação do sangue e do líquido amniótico em movimento. Somente a partir de cinco meses de gestação é que o bebê começa a receber sons com mais pureza, e que ficam registrados em sua memória.

Assim sendo, durante os primeiros três meses de vida, quando ouve sons similares ao do ventre da mãe, o bebê regride ao útero materno, em um momento benéfico à sua tranquilidade e sensação de paz. 

 

Cuidados ao oferecer música para aliviar cólica de bebê

 

Muita calma nessa hora. Antes de se colocar música para aliviar cólica de bebê é preciso tomar alguns cuidados para não exagera e acabar obtendo o efeito contrário. Isto significa que um com mal utilizado pode levar a um efeito contrário, tornando o bebê ainda mais irritado, intensificando o choro. Confira aqui alguns cuidados que a mamãe deve tomar para colher efeitos benéficos:

 

  • Não faça dessa técnica um hábito diário, pois é preciso que o bebê conheça também outros métodos, para que se acostume também com outros barulhos da casa, o que, além de acalmá-lo, auxilia em seu desenvolvimento auditivo, cognitivo e sensorial;

 

  • Não deixe o dispositivo de transmissão da música para aliviar cólica de bebê a menos de dois metros de onde ele dorme, para que o brilho da tela e o volume alto não o deixe ainda mais estressado. 

 

Onde encontrar música para aliviar cólica de bebê

Com a internet mais acessível a todos, as mães já tem mais facilidade para acessar casas especializadas que disponibilizam uma imensa variedade de objetos e brinquedos musicais com músicas para acalmar os bebês, mesclados ao som da natureza.  

 

Esses sons compõe os famosos ruídos brancos, altamente recomendados pelos especialistas, que são utilizados até mesmo por adultos que têm insônia ou querem tirar um cochilo no intervalo de trabalho.

 

É claro que tudo isso tem um custo, mas existem sites e canais que oferecem vídeos que simulam ruídos do ventre materno e da natureza, dentre outros, sem que você precise gastar nada.  

 

Um dos locais que oferece inúmeras opções de vídeos com música para relaxamento é o Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes. Confira um vídeo com música para aliviar cólica de bebê clicando AQUI.

 

Uma outra opção bem natural é cantar músicas de ninar bem doces, uma dessas músicas encantadoras que sobrevivem ao tempo por sua harmonia, ou mesmo músicas de MPB bem leves. É só lembrar-se de cantá-las com voz suave, que elas têm o poder de descontrair e acalmar o bebê, aliviando suas dores.

 

Conclusão:

Agora que você já sabe que música para acalmar cólica de bebe resolve mesmo o problema que seu bebê tem nesses primeiros dias de vida, escolha suas músicas e mãos à obra!

 

Aproveite para compartilhar essas dicas aqui reveladas para acalmar as cólicas de seu bebê com outras mães que passam por esse mesmo problema.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.