Como Meditar? Um guia básico para iniciantes

Quando meditamos, trazemos benefícios a curto e longo prazo para nossas vidas, pois reduzimos nossos níveis de estresse, aprendemos a lidar com nossas dores, nos conectamos melhor com nosso interior, melhoramos nosso foco, e somos mais leves com nós mesmos, levando assim uma vida mais suave e agradável. Aprenda a como meditar e traga agora esses múltiplos benefícios para sua vida!

Quando meditamos, trazemos benefícios a curto e longo prazo para nossas vidas, pois reduzimos nossos níveis de estresse, aprendemos a lidar com nossas dores, nos conectamos melhor com nosso interior, melhoramos nosso foco, e somos mais leves com nós mesmos, levando assim uma vida mais suave e agradável. Aprenda a como meditar e traga agora esses múltiplos benefícios para sua vida!

como-meditar

O que você precisa saber

Na meditação da atenção plena, conhecida mundialmente como mindfullness, aprendemos a prestar atenção à respiração conforme ela entra e sai, e a perceber os momentos em que a mente se afasta dessa tarefa. Essa prática de focar na respiração, identificar as vezes que a mente se distrai, e voltar novamente as atenções para a respiração, são as ações que basicamente resumem a meditação de atenção plena.

Isso ocorre porque, quando focamos na nossa respiração, estamos aprendendo a retornar e permanecer no momento presente, a nos manter no aqui e agora, nos reservando a um momento único com somente esse propósito.

A ideia por trás da atenção plena parece simples, mas a prática requer paciência. É comum em sua primeira experiência com a meditação achar que vai ser uma tarefa fácil, no entanto basta alguns testes para perceber o quanto nossa mente se distrai para cumprir esse simples objetivo.

Como meditar?

A primeira coisa a se saber quando está aprendendo a como meditar é que o que fazemos é ter como objetivo a atenção plena, não é nenhum tipo de processo que irá de forma mágica limpar a mente dos infinitos pensamentos que brotam constantemente em nossos cérebros. Apenas estamos praticando trazer nossa atenção para a nossa respiração, e em seguida de volta para a respiração quando percebemos que nossa atenção se dispersou.

  1. Encontre um lugar leve e calmo. Ache um lugar que você tenha certeza que ninguém irá te interromper enquanto estiver meditando, como por exemplo um quarto mas distante.
  2. Sente em uma posição confortável. O principal dessa etapa é que você mantenha sua postura ereta, já o local pode escolher o que você preferir, como uma almofada, cadeira, lençol, ou até mesmo no chão.
  3. Respire suavemente. Foque sua atenção em suavemente inspirar e expirar, a partir daí, comece a sentir as partes do seu corpo, iniciando dos pés, até cabeça.
  4. Deixe as distrações entrarem e saírem. Tenha consciência que as distrações iram vir em sua mente, mas não se apega a elas, saber lidar com os pensamentos é uma parte indispensável da experiência.

Vamos a prática!

Pra começar, ouvir meditações guiadas é a melhor forma de praticar tudo que aprendeu aqui. Clique abaixo para iniciar os áudios assim que já estiver confortável para sua prática. A primeira é bem rápida de três minutos, será seu ponto de partida para depois iniciar as mais longas.

MEDITAÇÃO GUIADA DE 3 MINUTOS:

MEDITAÇÃO GUIADA DE 6 MINUTOS:

MEDITAÇÃO GUIADA DE 8 MINUTOS:

Meditar todos os dias

Meditar por volta de 10 minutos todos os dias irá trazer benefícios inimagináveis para sua vida, reservar uma mesma hora do dia exclusiva para essa prática é essencial para a criação de um ótimo hábito.

A meditação pela manhã é mundialmente praticada, ela é uma forma de logo no começo do dia colocar a mente no lugar, aumentando o foco durante o dia, e clareando as idéias na mente.

Outra opção é meditar antes de dormir, diferente das demais em outros momentos do dia, você pode se permitir dormir, e utilizar ela como grande parceira para pegar no sono com mais facilidade. Uma boa música para esse prática é indispensável para ajudar na experiência.

Benefícios da meditação

Pesquisa indica que a meditação aumenta sua saúde mental e psicológica de diversas formas

Aqui estão 5 dos maiores benefícios da meditação retirados do blog Insider:

  • Melhor foco e concentração. Estudos descobriram que a meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro nas partes responsáveis pela memória e aprendizado
  • Aumento do autoconhecimento. Observar a si mesmo sem julgamento é um dos pilares para se ter um bom autoconhecimento, isso te ajuda a você se entender melhor, identificando o que verdadeiramente se passa com você.
  • Redução do estresse. A Meditação pode abaixar os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.
  • Ajuda no controle da ansiedade. A meditação diária é um dos melhores e mais eficazes tratamentos naturais para a ansiedade
  • Controle de dores. Muitos médicos recomendam a meditação para alivio de dores corporais, muito usada no controle da dor crônica.

Agora que você já sabe como meditar, adote esse hábito na sua vida e incentive um amigo a começar também!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram