Meditação OM – Tudo O Que Você Precisa Saber

Para saber o que é a Meditação OM em si, começamos entendendo a sílaba Om ou Ohm / "Aum" descreve o todo universal. Om é considerado uma manifestação de poder espiritual.
meditação om

Para saber o que é a Meditação OM em si, começamos entendendo a sílaba Om ou Ohm / “Aum” descreve o todo universal. Om é considerado uma manifestação de poder espiritual.

meditação om

A Meditação OM

A meditação com o OM o deixa feliz. A palavra tem origem na Índia. É o mantra e o símbolo mais sublime do hinduísmo e seu significado é “energia divina, origem divina”. Este puro poder espiritual oferece atenção, concentração e silêncio. Meditar com o OM é calmante. Tem um efeito positivo em todo o corpo e nas sensações. A alegria de viver e a qualidade de vida aumentam sensivelmente.

Om traz atenção plena para “eu sou”. Sua repetição em voz alta é uma introdução boa e poderosa ao ioga e aos exercícios de atenção plena e concentração. Por meio de seus efeitos, o OM auxilia na preparação do corpo e da mente para a ioga e a meditação. Ao final da imersão funciona como um selo. Ele agrupa a energia e intensifica seu efeito.

Significado

O OM é pronunciado AUM. As letras individuais têm os seguintes significados:

A = despertar

U = sonhar

M = sono profundo

Juntos, isso significa: “Tudo o que foi, o que é e o que será.” Assim, OM abrange a vida inteira. Isso fortalece a consciência de “eu sou”.

OM na meditação

Meditar com a sílaba OM traz o corpo, a mente e a alma para  harmonia. É calmante e ajuda você a ouvir interiormente e estar consigo mesmo. A sílaba pronunciada cria vibrações harmoniosas no corpo e estimula os chakras. A percepção de uma leve pulsação é sentida. A sensação de conexão e espaço surge. A meditação com o OM aumenta o bem-estar e a qualidade de vida e ajuda a afastar o mau humor.

OM na felicidade

A percepção do efeito do OM é muito abrangente. Quando falado em voz alta, ele limpa o ambiente. Ele protege e fortalece a aura. A fáscia vibra. O coração se regenera e se fortalece. O cérebro também é influenciado positivamente. O OM é benéfico para o corpo e o sistema energético. A confiança e o entusiasmo pela vida são fortalecidos.

O som do Om representa a interação de corpo, mente e alma. Significa harmonia absoluta. O Om é frequentemente cantado para fins meditativos em muitas aulas de ioga no início e no final da aula. Todos os sons do universo são devidos ao Om. Também é chamado de “Omkara”. No mantra, Om “Pranava” representa a energia primordial.

Om também representa as três divindades indianas e a trindade Cristã de Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo. Também reflete o passado, o presente e o futuro, bem como a eternidade.

Om – a sílaba sagrada ॐ

O mantra Aum simboliza a essência de todo ser. As três letras A, U e M representam três níveis diferentes de consciência. A representa o estado de vigília e a consciência no mundo material. U expressa a consciência do sonho e o estado do sonho. 

OM, que muitas vezes vibra durante as meditações e deve ser enfatizado um pouco nasalmente, representa o estado de sono profundo e iluminação. Como uma das sílabas mais utilizadas nos mantras, Om não é apenas muito conhecido e importante para a cultura indiana, mas também mundialmente. Para a tradição indiana e também culturalmente falando, a recitação de mantras é extremamente importante para a sociedade. 

A energia que emana das sequências de sílabas tem um efeito positivo no falante ou falantes do mantra, mas também no público. 

Eles são particularmente poderosos em cantos falados. Om pode ser usado sozinho como um mantra ou pode ser parte de uma sequência. Um dos mantras mais enérgicos e difundidos é “Om mani padme hum”. Este mantra é o mantra universal de amor e compaixão e é atribuído uma habilidade de limpeza. Om ou Aum descreve o visível e também o invisível.

De onde vem o Om?

O Om vem do idioma sânscrito, que consiste em várias variedades do antigo índio. O sânscrito é uma língua com mais de 3.500 anos e ainda é uma das 22 línguas nacionais reconhecidas na Índia. O sinal na escrita Devanagari é assim: ॐ e para nós, do mundo ocidental, é também um sinal da cultura indiana e da tradição indiana. Tem algo de místico e misterioso, mas também de original e puro.

Om é o símbolo mais abrangente nas religiões Hinduísmo, Budismo e Jainismo e há muito tempo é usado principalmente como uma sílaba mântrica. Em muitas escrituras, a sílaba sagrada ainda tem seu próprio caráter, em vez de ser escrita com a sequência de letras O e M ou A, U e M. Milhares de anos atrás, o poderoso letreiro era usado como decoração de parede .

É interessante que as abordagens metafísicas da cosmologia védica mostram semelhanças com a ciência moderna. Porque de acordo com os Vedas, a criação emergiu de um Big Bang e a energia primordial se manifestou em formas sonoras. 

Tudo o que existe – seja humano, animal ou árvore – tem seu próprio som e, portanto, sua própria vibração. Essas vibrações podem até ser rastreadas até uma faixa molecular. Cada matéria vibra à sua maneira e tem seu próprio tom.

Significado e origem dos mantras

OM – uma sílaba, duas letras: Qualquer pessoa que tenha experiência com mantras sabe que vibração harmônica eles têm no corpo, mente e alma. A maioria das aulas de ioga começa e termina com o mantra original OM. Mas, afinal, o que são os mantras e porque têm realmente um efeito tão poderoso na mente e no corpo?

A palavra mantra vem do sânscrito e é composta pelas palavras manas (espírito) e tra (proteção, técnica). Assim, podemos traduzir mantras como “proteção da mente” ou como a superação da mente “. Eles têm sua origem nos Vedas. Veda se traduz como “conhecimento”. Muitos versos dos Vedas vêm da antiga língua indiana e são chamados de mantra, que hindus, budistas e iogues têm usado por milhares de anos em meditação e em muitas práticas espirituais.  

Om é o começo e o fim de tudo

O som do Om de 136,10 Hz no pitch CIS representa o som original transcendente, de cujas vibrações, de acordo com a crença hindu, todo o universo e nosso mundo surgiram. O símbolo sublime e seu som nos acompanham dos estados de calma interior mais profunda aos estados de sonho, até o estado de vigília totalmente consciente. Une tudo o que foi, tudo o que é e tudo o que será no seu som vibrante. Esse tom também é usado na música tradicional do templo. Além disso, muitos sinos tocam exatamente neste mesmo tom.

O uso de Om – a sílaba sagrada

Originário da Ásia e da Índia, o poderoso símbolo, entretanto, fez seu caminho para o mundo ocidental. Como um símbolo religioso e cultural poderoso, alcançou fama e popularidade muito além de suas origens. Nas religiões e também culturalmente, o antigo signo divino sempre foi valorizado e considerado sagrado. 

Na vida cotidiana, encontramos em pessoas espirituais, por exemplo, como uma tatuagem ou uma joia. Também como decoração de parede, em panos ou como objeto de decoração, o Om é muito utilizado e nos dá força no dia a dia. O Om é um símbolo do princípio divino, que é chamado de Brahman ou alma do mundo. 

As decorações da sua casa devem protegê-la e representar sorte e sucesso. Promove espiritualidade e paz interior, bem como a energia positiva na sala. O clima interno energético é transformado em positivo com o uso. É usado para limpeza, iluminação, proteção e para alcançar a paz interior. 

Om na ioga 

Na ioga, trata-se de aprender e sentir tanto consciente quanto subconsciente. A extensão total do Om ou Aum é menos explicável e mais perceptível. Ele penetra no corpo, alma e subconsciente. Quando o Om soa na altura e número Hertz corretos, ele preenche o corpo, a mente e também o espaço com espiritualidade e desdobra seu efeito de limpeza completamente. Claro, ele também pode ser incorporado à meditação silenciosa, pensamento, imaginação e manifestação, o poderoso Om tem um efeito igualmente grande. Pode ser usado maravilhosamente no final da meditação de ioga ou mantra.

A cultura indiana nos ensinou a importância do Om na meditação: ele é usado para contemplação e união com o Absoluto. Na meditação com Om, a criatividade mental e física é aumentada e a mente é protegida da ilusão. Ninguém precisa ser perfeito desde o início e vale a pena praticar e crescer a partir disso.

O poderoso efeito do Om

O efeito falado e imaginado do Om não deve ser subestimado. A sílaba sagrada tem um efeito de limpeza, tem um grande efeito protetor e fortalece nossa aura. Diz-se até que o som calmante tem propriedades físicas diretas: tem um efeito positivo no coração e na produção de hormônios. Deve concentrar a energia, representar sorte, sucesso e também força e força espiritual. 

Om fortalece a saúde mental e física, a paz interior e até deve levar à iluminação. O símbolo sagrado na sala, por exemplo, como decoração de parede para anexar falam por si. Além do efeito puramente decorativo, o fluxo de energia positiva na sala é intensificado e agrupado. O efeito agradável e harmonioso do som inunda todo o corpo e também o ambiente, o relaxamento e a calma são amplificados. Os bloqueios são liberados e isso ajuda maravilhosamente a reduzir o estresse.

Efeitos do som OM:

  • Quando você entoa OM da maneira certa, a vibração preenche todo o seu corpo e o espaço além.
  • O som coloca toda a rede da fáscia de seu corpo em vibração .
  • Ao soar ou pensar no OM, você se conecta diretamente à vibração divina.
  • O som do OM purifica e limpa o espaço no qual ressoa.
  • O OM tem um efeito curativo e libertador em todo o seu corpo e sistema energético. Você pode colocar todas as células do seu corpo no “estado Om”, preenchendo-as com a vibração Om.
  • A vibração criada pelo som nasal do mmm tem um efeito benéfico no cérebro .
  • Diz-se que o OM tem um efeito regenerativo no coração e fortalece os batimentos do coração.
  • Além disso, é provável que a glândula pituitária seja massageada, o que tem um efeito positivo na produção de hormônios .
  • Concentra-se em um ponto e agrupa a energia.
  • AUM atua nos chakras e corpos sutis . O A é atribuído ao corpo físico e aos três chakras inferiores, o U ao corpo astral e ao chacra cardíaco e o M ao corpo causal e aos três chakras superiores.
  • No final de uma meditação ou aula de ioga, atua como um selo que agrupa a energia e intensifica o efeito.
  • OM fortalece o foco no espiritual / em Deus e pode levá-lo ao seu ser central .

Coloração do Om e seu significado

O símbolo sagrado Om é uma relíquia antiga e poderosa, que representa a cultura indiana e sobreviveu até hoje. Tão importante quanto o próprio símbolo é a cor e seu significado. O símbolo Om é frequentemente representado nas cores preto e dourado. A cor dourada é considerada a cor da riqueza, iluminação e luz na espiritualidade e no budismo. Além disso, o ouro simboliza constância, superioridade, sabedoria e representa o sol. No hinduísmo, a cor representa a energia vital e a imortalidade. O ouro também é visto como a manifestação dos deuses.

O preto é considerado atemporal e também atraente. No budismo, a cor preta é considerada a cor da felicidade e fornece calor e energia. Na Índia hoje, as mães ainda cercam os olhos dos filhos de preto para protegê-los do mau-olhado, de acordo com a velha tradição. 

Enquanto no mundo ocidental a cor funciona mais como uma cor de luto, em outras culturas e religiões é considerada algo maravilhoso, trazendo alegria e aquecimento ao mesmo tempo. Frequentemente, o preto é listado como o oposto do branco, é misterioso e elegante.

Ao entoar o OM, sentimos um forte efeito em todo o nosso corpo, porque o zumbido do Om faz vibrar todo o nosso corpo. Começando no pescoço, passando pelo peito e estômago, até cada pequena célula. Às vezes, consegue até mesmo liberar uma tensão muscular. O som também cria calma e foco na cabeça.

Pequeno exercício com o mantra OM

Feche os olhos, cubra os ouvidos, respire fundo e cante OM em voz alta. Tente ativar seu Uddiyana Bandha enquanto faz isso. Então, talvez você possa cantar o OM por mais tempo. Respire fundo novamente e repita para si mesmo algumas vezes. Assim, você pode sentir a sensação ainda mais intensamente.

Que tal se você – depois de terminar de ler estas linhas – se sentar direito por um momento. Feche os olhos, inspire e expire profundamente algumas vezes e concentre-se no ponto da testa entre as sobrancelhas. Assim que estiver pronto, deixe SEU OM soar e então perceba o eco, o silêncio. Repita sempre que achar necessário.

Facilitando A Prática

Escutar uma boa música de meditação OM é uma ótima prática para facilitar seu momento de meditação, conte com a MeditarSons para te ajudar nisso!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram