Mindfulness: O Que É, Por Que Praticar E Benefícios

O Mindfulness é algo parecido como deixar vir uma onda de sensações, mas apenas senti-las, de maneira resiliente, sem esperar nada disso. Ele traz a possibilidade de praticar em qualquer hora, e em qualquer local, nos libertando para viver de fato em qualquer momento.

O que é Mindfulness

De maneira sucinta, o Mindfulness é a técnica de foco total no tempo presente. Nisso, você concentra-se no próprio “eu”, ou seja, em si mesmo, nas sensações que habitam dentro desse “eu”, porém, sem julgá-las como boas ou ruins.

O Mindfulness é algo parecido como deixar vir uma onda de sensações, mas apenas senti-las, de maneira resiliente, sem esperar nada disso. Ele traz a possibilidade de praticar em qualquer hora, e em qualquer local, nos libertando para viver de fato em qualquer momento.

mindfulness

Por que Praticar

As correrias do dia-a-dia muitas vezes nos fazem esquecer de quem nós somos, por que fazemos o que fazemos, e qual o significado das coisas nas nossas vidas. Então, ao final do dia, estamos exaustos, com uma sensação de vazio iminente e sem ânimo para nada além de apagar as luzes e dormir.

A prática do mindfulness vem para combater isso, para termos atenção plena no presente e nos reservar a sentir as emoções do agora, nos libertando pelo menos por um instante de incertezas do futuro, e de frustrações do passado.

Como praticar

Para praticar deve-se concentrar no próprio corpo, nos pensamentos que possui e quais as sensações que eles despertam dentro de si. Dessa maneira, você se dedica integralmente ao presente e a si mesmo, desconectando-se um pouco do passado e das ansiedades futuras, provocando uma sensação de relaxamento e paz interior.

Mindfulness está disponível para nós em todo momento, seja por meio de meditações, ou práticas comuns em nosso cotidiano, como parar e respirar quando o telefone toca, em vez de correr para atender.

Essa prática é uma maneira de focar a atenção totalmente em si mesmo e nos próprios sentimentos, assim, o indivíduo começa a pensar melhor sobre quais atitudes tomar diante dos problemas.

Quais são os benefícios

O processo de autoconhecimento é uma jornada que não tem volta e que oferece infinitas possibilidades de uma vida mais tranquila, centrada e majoritariamente livre de ansiedades.

O aumento da produtividade de pessoas que praticam o mindfulness é comprovado, isso porque, focando no presente, é mais simples organizar as tarefas por prioridade e terminá-las logo,uma de cada vez, sem puxar o estresse da atividade x para atividade y, focando apenas na tarefa do momento.

Dica para praticar

Escutar uma boa música durante a prática em casa é de grande ajuda durante processo, irá te auxilar imensamente no foco e concentração. Em nosso canal no Youtube MeditarSons disponibilizamos músicas ideias para essa prática, confira:

Com essa técnica, você organiza seus sentimentos e seus pensamentos, de modo a se conhecer melhor, melhorar a memória e a concentração, reduzindo o estresse e aumentando a criatividade e inteligência emocional.

Gostou da sugestão? Conta para gente como está sendo sua experiência com mildfulness! Uma dica é aplicar essa técnica sabendo também como meditar, será uma fórmula perfeita para o autoconhecimento!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram