Música para bebê dormir: Funciona? Como deve ser? E Importância

Já foi comprovado que música para bebê dormir é tudo de bom para a criança e para os pais! E se você quer que seu pequeno tenha uma boa noite de sono, o que influi também na qualidade do sono dos pais, uma música suave é o que existe de melhor para que ele relaxe e tenha um sono tranquilo e repousante. Isso porque sempre tem aquelas noites mais agitadas, quando a criança não quer dormir, e a música de ninar, além de acalmar o ambiente, desperta diferentes sensações na criança que a fazem relaxar e dormir tranquilamente.

Uma noite bem dormida influi também nas reações do bebê, que acorda descansado e bem humorado, pronto para mais um dia, repleto de novas descobertas e emoções. Entretanto, muito além de induzir o bebê a dormir, a música para bebê dormir tem o poder incrível de ajudar em seu desenvolvimento, estimulando a audição e a fala. Isso se explica porque, sendo a audição o primeiro sentido que se forma, sons harmoniosos contribuem com o desenvolvimento sensorial, motor e intelectual.

Por esse motivo, muitos brinquedos educativos emitem sons ou canções que o bebê aprecia. E a influência desses sons no bebê podem ser notada imediatamente, pela sua forma de se expressar, quando ele começa a se  movimentar, até mesmo se balançar, em resposta ao que ouve.

Como deve ser a música para bebê dormir?

A música para bebê dormir deve ser uma música de ninar, seja ela cantada ou somente instrumental. Geralmente esse tipo de música é sempre tranquilo e  possui ritmo lento e suave, o que leva o bebê a se acalmar e a relaxar para algumas horas de sono.

Qualquer pessoa do círculo familiar pode cantar para o bebê, e assim muitas pessoas da família se revezam e cantam para a criança em diversas fases do dia, mas a voz materna é a preferida. Isso acontece porque a voz da mãe é a que leva ao bebê maior sensação de segurança, uma vez que essa foi a voz que ele mais ouviu durante os meses de gestação.

Por outro lado, é comprovado cientificamente que sons da natureza melhoram muito a qualidade do sono. Isso acontece porque, além de relaxar, influenciam no sistema nervoso parassimpático. É esse sistema que responde pela digestão e pelo repouso do sistema nervoso de nosso corpo, levando a um sono de alta qualidade.  Por esse motivo muitas músicas para ninar são harmonizadas com sons da natureza, como água correndo, barulho do mar ou de um rio, ruídos da chuva ou de água caindo de uma cascata.

Outra iniciativa que você pode transformar em um ato altamente saudável é colocar músicas para o bebê ouvir durante outros momentos de sua rotina diária, de preferência com voz de outras crianças. Isso porque as crianças acostumadas a ouvir outras pessoas falando desde cedo, adquirem mais facilidade para desenvolver discursos claros e fluentes.

Quando a criança vai para o jardim da infância, se acostuma rápido assistir vídeos ou ouvir músicas com vozes infantis, os quais também estimulam o seu desenvolvimento. Contudo, você pode fazer isso em casa, selecionando mais adequadamente os vídeos com música e vozes infantis que a criança gosta e que lhe farão bem.

Como a música influi  no sono e desenvolvimento do bebê

Geralmente a música para bebê dormir tem características de um ruído branco. O ruído branco é um tipo de som que não tem altos e baixos. Por ser um som constante, funciona como um abafador de sons, o qual ocupa o espectro audível com uma frequência sonora que relaxa o cérebro e embala o sono do bebê.

Também o costume que os pais têm de cantar para os pequeninos é altamente positivo, pois ajuda na criação de vínculos e memórias afetivas.  Essas cantorias costumam ocorrer quando fazem o bebê ninar, quando ele está mamando, ou mesmo durante uma crise de choro.

É sempre bom lembrar que a música para bebê dormir não se limita a acalmar e relaxar a criança para que tenha um sono melhor.

Muito além disso, as crianças que ouvem música desde pequenos, são beneficiadas em todas as fases de sua vida. Confira abaixo alguns desse benefícios:

  • melhora a coordenação motora;
  • melhora o desenvolvimento afetivo;
  • facilita a aprendizagem de novas palavras;
  • induz à pronúncia mais correta.

Melhores músicas para bebê dormir

 1 – Cante para o bebê

Se for cantar uma música para um bebê dormir, escolha uma música que fale sobre ações positivas, amizade, natureza e animais, dentre elas:

  • Bicho papão;
  • Boi da cara preta;
  • Brilha, brilha estrelinha;
  • Nana neném;
  • Sapo cururu;
  • Se essa rua fosse minha.

 2 – Sintonize canções de ninar

Conclusão

Agora que você já viu o poder que tem uma música para o bebê dormir, faça desse aprendizado um hábito saudável. Um dos canais mais recomendados para esta finalidade é o Canal MeditarSons – Musicas Relaxantes.

Aproveite e clique AQUI para ouvir  algumas músicas preferidas por esses pequenos. Assim eles terão bons momentos de sono e todos ficarão mais descansados e bem-humorados para o dever sagrado de cuidar de uma criança.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares e contribua com a qualidade de sono de outros bebês que dormem mal por aí!

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.