Músicas de ninar: 10 canções para bebê dormir rápido

Quem nunca dormiu ao som de uma música de ninar, até mesmo quando adulto? É que a música de ninar traz prazer e relax tanto para o bebê quanto para a mãe que o embala. Contudo, embora praticada no mundo inteiro, nem toda mãe de primeira viagem conhece o poder de uma música de ninar sobre o bem estar de seu bebê. A falta de experiência, ou mesmo a falta de prática dessa rotina na própria família, faz com que muitas mães demorem ou mesmo não pratiquem esse hábito tão simples, que há milhares de anos vem trazendo tantos benefícios aos bebês.

Além do relaxamento, a música de ninar traz ao bebê os seus primeiros prazeres, que por conexão são estendidos à mãe. Logo às primeiras notas de uma música de uma canção suave,  mesmo sem o saber a criança reage, começa a bater os bracinhos, e até balança a cabeça, tentando identificar de onde vem esses vibrações que mexem com seu sistema nervoso e a deixa tão feliz.

Se você é mãe pela primeira vez, pode achar que sua voz não é adequada para cantar para o seu bebê e pode até privá-lo dessa dádiva que é a voz de uma mãe entoando uma música de ninar. Contudo, saiba que a voz de toda mãe, por mais desafinada que seja, é essencial para o bem estar de seu bebê. Somente ouvindo a voz da mãe, com a qual já criou vínculos desde o útero, é que o bebê se sentirá emocionalmente confortável, consolidando seu bem-estar.

Se esse for o seu caso, não se retraia mais por esse motivo. Vem comigo passear por esse universo mágico que é a música de ninar, e entenderá que essas canções podem fortalecer anda mais a conexão com o seu bebê, dando origem a prazeres mútuos.

O que é música de ninar

Música de ninar nada mais é que uma cantiga de ninar, utilizada durante todo o sempre ao redor do mundo. Em Portugal são utilizadas canções populares e infantis, chamadas de cantigas de embalar, cantadas com a finalidade de induzir o bebê a um sono tranquilo. A música para ninar é conhecida também como Cantiga de Acalentar ou Nina-Nana, cantada em tom ritmado para embalar criança.

Segundo estudiosos do assunto, a música para ninar se apresenta em três grupos:

  • Cantigas de berço, ou de embalar;
  • Cantigas de acalentar;
  • Cantigas complexas, usadas tanto para embalar quanto para acalentar.

As cantigas de embalar costumam abordar temas místicos e religiosos, como entidades e anjos, pais ausentes e outras figuras assustadoras, como a Cuca (do livro de Monteiro Lobato) e o Bicho-papão. As duas canções de ninar mais conhecidas e cantadas no Brasil surgiram do folclore do nordeste brasileiro: “Boi da cara preta” e “Dorme neném”, onde aparecem o Bicho-papão e a Cuca.

Em Portugal as cantigas de embalar ganharam os lares devido à série de televisão “Boa noite, Vitinho”, levada ao ar pela RTP Arquivos no início da programação noturna por longos anos. No filme de animação , as canções eram entoadas por bandas sonoras que marcaram toda uma geração de crianças, jovens e até mesmo adultos.

Como surgiu a música de ninar

De origem desconhecida, mas presente entre os povos do mundo todo, a música de ninar ou canção de ninar foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e mais tarde adaptada e mesclada às culturas indígenas e africanas, que já tinham suas próprias cantigas de ninar.

A música de ninar possui melodia suave, com notas médias e graves, para levar mais tranquilidade às pessoas. Entretanto, embora haja letras com temáticas diferenciadas, criadas para dar à criança a sensação de proteção, conta também com letras ameaçadoras, como aquela do “Boi da Cara preta”, dentre outras.

Quais os tipos mais cantados de músicas de ninar?

No Brasil as músicas de ninar misturam-se às cantigas de roda, ganhando espaço no imaginário das mães e das crianças. Algumas cantigas de roda com ritmo bem lento e calmantes são utilizadas pelos pais como cantigas de ninar para levar relaxamento e tranquilidade às crianças, como:

  • Nesta Rua;
  • Carneirinho, carneirão;
  • Sapo Cururu.

Já as canções de ninar mais cantadas são:

  • Brilha, Brilha Estrelinha
  • Dorme menina
  • Bicho-papão
  • Boi da Cara-Preta
  • Frère Jacques
  • Nana neném
  • Se essa rua fosse minha
  • Tutu Marambá

Se você chegou até aqui comigo é por que se encantou com a música de ninar que é cantada é todos os lares onde existe um bebê ou uma criança, e talvez queira inovar esse hábito em seu lar.  Então aproveite o momento e acesse o Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes, curta e aprenda letras de músicas relaxantes para acalmar o seu bebê. Comece por uma canção que já ajudou mais de 2 milhões de mães a fazerem seus bebês dormirem!

Depois disso, compartilhe este e outros posts do site com a família e amigos, em especial aqueles que têm bebê em casa. Assim todos poderão fazer o bebê dormir mais rápido e relaxar junto com ele, à espera de um novo e abençoado dia!

 

 

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.