Ruído Branco: O Que é? Como Funciona? E Benefícios

Nesses tempos difíceis de tantas atribulações, o ruído branco vem trazer a você o relaxamento que tanto precisa para desestressar. Ele chega como um bálsamo, que acalenta você para que relaxe e possa ter alguns momentos de tranquilidade no trabalho, no cochilo da tarde, ou mesmo durante o sono noturno.

Muito utilizado para fazer o bebê dormir, o ruído branco ganhou espaço nos últimos anos, e hoje não é privilégio só para os pequenos: cada vez mais e mais adultos lançam mão desse fenômeno para relaxar, mesmo que seja somente para se recostar em uma poltrona para alguns minutos de descontração.

Atualmente, algumas grandes empresas já criaram salas com poltronas confortáveis, onde se ouve ao fundo um ruído branco, que o funcionário pode utilizar quando estiver estressado, entrando em estado de completo relax. Essa medida vem se mostrando muito acertada, uma vez que um funcionário sem estresse faz o trabalho render muito mais e a sociabilidade entre os colegas de trabalho se reforça.

Se você ainda não conhece esse fenômeno, vem comigo para entender melhor como é simples acalmar-se e curtir a vida mais relaxado!

O que é ruído branco?

Ruído branco é o som que reúne frequências diferentes, combinando-os entre si, geralmente utilizado para cobrir outros sons mais estridentes que estão prejudicando o sono ou mesmo o simples repouso de uma pessoa.

Ele pode ser provocado por aparelhos elétricos como aparelho condicionador de ar, ventilador, aspirador de pó, e até mesmo pela própria estática de televisão. É por esse motivo que quando estamos muito cansados, acabamos adormecendo em frente à televisão ligada em um canal qualquer.

Além desses objetos citados, o ruído branco pode ser encontrado também em músicas calmas e sons emitidos pela natureza, como barulho das ondas do mar batendo na praia, da água do rio rolando em seu leito e até mesmo das gotas da chuva caindo no telhado ou sobre as plantas do jardim.

Como funciona o ruído branco?

O ruído branco tem o poder de induzir o córtex cerebral, que atua diretamente no sistema nervoso central, a um estado de descanso.  O córtex é aquela parte de nosso cérebro que muitos chamam de “massa cinzenta”, por ser acinzentada, responsável pelos nossos movimentos, equilíbrio e postura, bem como pela nossa capacidade de pensar, perceber, julgar e linguajar.

Na verdade, o cérebro nunca descansa totalmente. Dizer que o cérebro descansa é uma meia-verdade. Ele simplesmente permite que algumas áreas muito pequenas descansem, enquanto prossegue com uma atividade elétrica intensa, enviando ordens para algumas regiões e células descansar.

Prosseguindo com esta meia-verdade, quando adormecemos o cérebro “descansa” ,se reorganiza e se recarrega. Segundo especialistas no assunto, sete horas é o tempo considerado ideal para proteger o cérebro contra a demência, blindando também a memória. Descansar menos ou ter um sono ruim pode causar um efeito colateral na cognição, interferindo na concentração e na memória.

Benefícios do ruído branco

O ruído branco pode trazer diversos benefícios à nossa rotina diária, em todas as fases de  nossa vida. Confira alguns deles:

  • facilita a chegada do sono: mesmo sendo um barulho, o ruído branco disfarça sons mais estridentes fazendo com que a mente se concentre, trazendo relaxamento e sono mais rapidamente;
  • aumenta a concentração no trabalho: enquanto o ruído branco relaxa a mente, ele aumenta a concentração, e por esse motivo cada vez mais ganha espaço no mercado corporativo.
  • suxilia no relax durante a viagem: se você se acostuma a relaxar com o ruído branco em sua rotina diária, em qualquer lugar que esteja pode sentir-se em casa. Por esse motivo, o ruído branco é muito utilizado para diminuir o estresse durante uma viagem, seja ela em um hotel, ônibus, navios ou aviões.
  • Relaxa os bebês: os ruídos brancos são muito empregados no relaxamento de bebês antes de dormir. Geralmente se utiliza brinquedos ou ruídos provenientes de aparelhos celulares que imitam os sons do útero. Como são sons que os bebês conhecem desde antes de nascer, eles se sentem mais confortáveis e tranquilos para boas horas de sono.

Conclusão:

Se você chegou até aqui comigo, é porque tem dificuldades de relaxar, dormir, ou mesmo se concentrar no trabalho, e encontrou no ruído branco uma forma de melhorar o seu descanso. Utilize os da MeditarSons para ter os melhores resultados!

Aproveite a oportunidade e compartilhe este post com seus amigos e familiares e permita que também eles tenham acesso a este fenômeno fantástico que é o ruído branco. Não custa caro e faz tão bem!

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.