Como funciona o som do ventre da mãe para acalmar os bebês na hora?

Mulheres do mundo inteiro relatam que usar o som do ventre da mãe para o bebê parar de chorar funciona mesmo! E sabe por que? Simplesmente porque, quando ele ainda está na barriga da mãe, convive com uma verdadeira sinfonia de sons, formada pelo órgãos, sangue e líquido amniótico, cada um em seu tom e compasso, como se fosse uma verdadeira orquestra.

Cientistas explicam que a combinação dos sons emitidos pelo ventre forma um ruído branco, capaz de fazer com que o bebê se sinta calmo e seguro. Na verdade, o som do ventre da mãe é realmente ruidoso para um pequeno ser que ali surge e vive até nove meses ou um pouco menos, em casos esporádicos. Entretanto, como nasceu ali, esse som é o som de sua casa, o lugar onde foi gerado e cuidado com todo carinho por alguns meses, onde se sente feliz e confortável.

Ao vir ao mundo, o pequeno ser se depara com um lugar ainda mais ruidoso, repleto de sons diferentes daqueles que tinha em sua primeira casa, o ventre da mãe. Por esse motivo, quando ele já está instalado no novo lar, as pessoas andam nas pontas dos pés e falam mais baixo para não fazer barulho para o bebê.

Contudo, ao contrário do que pensamos, todo esse silêncio não é bom para o bebê, pois no ventre da mãe, de onde veio, não e tão silencioso assim, e ele está acostumado a certos barulhos. Por esses motivos, quando se reproduz o som do ventre da mãe para o bebê ouvir, rompemos o silêncio à sua volta e ele se sente confortável, relaxa e para de chorar, ao que se segue um sono profundo.

Vem comigo por esta viagem fantástica que é o som do ventre da mãe na vida de um bebê.

Como o som do ventre da mãe acalma o bebê?

Vamos imaginar que você  trabalhe por anos e anos em um lugar onde toque música dia e noite, e você é obrigada a morar em um quarto ao lado, onde se ouve a música através das paredes 24 horas sequentes. É natural que um dia você acabe se acostumando a ouvir música o tempo todo, e quando está fora deste ambiente por algum motivo, como uma viagem, por exemplo, sente-se desconfortável, achando que falta algo.

Então, no automático você liga o rádio, a televisão, ou mesmo seu aparelho celular com uma música parecida com a que costuma ouvir, procurando recriar o som do ambiente onde vive. Só assim você consegue se sentir e casa, se acalma e relaxa totalmente.

O mesmo acontece com o bebê. Quando você coloca próximo a ele um dispositivo com o som do ventre da mãe, ele tem a sensação que voltou ao útero materno. Só então ele se sente seguro, relaxa, e mesmo com cólica, consegue se embalar em um sono reparador.

O som do ventre da mãe funciona de verdade!

No mundo todo, milhares de mulheres estão descobrindo que o som do ventre da mãe é um milagre de Deus, que quando reproduzido de forma correta, acalma realmente o bebê. Mas nada acontece por acaso: a natureza é perfeita, e o ventre da mãe foi formado de tal forma, que permite ao ser em desenvolvimento, ouvir um som calmo, ritmado, que o embala nessa fase inicial de sua construção.

Da descoberta à comprovação de que o som do ventre da mãe funciona de verdade, foi questão apenas de alguns estudos por parte de cientistas, que trouxeram à luz da verdade os inúmeros benefícios que esse som sonoro pode trazer aos bebês e a seus pais.

Hoje, a maioria das mães se rendem a este milagre, e já o empregam durante os três primeiros meses de vida de seus bebês, para que se sintam confortáveis e seguros como se sentiam no útero. Desde que reproduzido com alguns cuidados, o som do ventre da mãe acalma o bebê e também os pais, porque ambos podem, assim, dormir tranquilos.

Cuidados que se deve tomar

Especialistas advertem que, embora o som do ventre da mãe para acalmar o bebê seja uma descoberta valiosa, existem cuidados que devem ser tomados para não se obter o efeito contrário do que se deseja., causando mal à criança. O uso errado de um dispositivo, como curta distância, excesso de tempo e de volume, pode afetar a audição do bebê e ainda trazer outros problemas como:

  • Distúrbios cerebrais;
  • Distúrbios emocionais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade de memorização;
  • Insônia recorrente;
  • Excesso de radiação.

Conclusão:

Agora que você já conhece melhor os benefícios que o som do ventre da mãe pode trazer ao seu bebê, aproveite para ouvir o som de um vídeo fascinante do Canal MeditarSons-Músicas Relaxantes

Lembre-se também de dividir essas novidades, compartilhando este post com outras mulheres grávidas ou que tiveram bebê recentemente. Bora lá acalmar outros bebês e suas mamães!

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.