Ruído branco com música de ninar: É seguro, como funciona? Conheça as melhores!

Tanto os adultos, em geral, quanto as mamães mais modernas já descobriram que o ruído branco com música de ninar traz benefícios reais na hora que se quer relaxar e ter um bom sono.  Basta alguns minutos de transmissão desse ruído no ambiente, que o cérebro reage liberando dopamina e endorfina, substâncias que nos trazem a sensação de bem-estar e nos permite relaxar e dormir profundamente.

O ruído branco é um som que oscila e combina entre si diversas frequências, parecido com a estática da televisão. Embora seja utilizado por adultos na hora de dormir ou durante o intervalo do trabalho, é utilizado principalmente para acalmar bebês com até 3 meses de vida. Quando se reproduz esse som próximo ao bebê, os ruídos desconhecidos que assustam a criança são encobertos por ele, acalmando suas cólicas e relaxando a criança.

Isso acontece porque o recém-nascido, acostumado com o barulho do ventre materno, se assusta a todo momento com ruídos que ainda lhe são estranhos, provenientes do ambiente onde se encontra ou mesmo de vozes que não conhece. Imagine você que ele se assusta até com o próprio choro, e assim, quanto mais chora, mais assustado fica, sem saber que ele próprio é o autor desse ruído estridente.

Vem comigo conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios do ruído branco com música de ninar.

 

Benefícios do ruído branco com música de ninar para o bebê

O ruído branco pode ser uma reprodução do som do útero, de elementos da natureza, como a chuva caindo, um riacho correndo, água de cachoeira e até mesmo do vento agitando as folhas das árvore, que tem o dom de liberar a dopamina, um dos hormônios da felicidade.

Quando acrescentamos a esse som uma canção de ninar, as notas suaves agem diretamente no cérebro, liberando a endorfina, outra das substância que compõe o Quarteto da Felicidade, sensação que tantos procuram. Na prática, o ruído branco com música de ninar nos proporciona os seguintes resultados:

  • Ativa lembranças remotas dos sons e sensações sentidas no ventre materno, liberando hormônios da felicidade;
  • Deixa o bebê mais relaxado, seguro e confortável;
  • Leva ao ouvinte a sensação de bem-estar e relax, que o induz a um  sono profundo;
  • Faz você se sentir em casa durante uma viagem, diminuindo o estresse;
  • Proporciona maior concentração no trabalho.

Como o bebê reage ao ruído branco com música de ninar?

Quando um bebê acorda pelas primeiras vezes após vir ao mundo, ele percebe o “som do silencio”, e por isso costuma se agitar ao sentir a ausência da mãe, cujo coração batia e pressionava tão juntinho dele lá no útero.

Esse “som do silêncio”, geralmente é quebrado por outros ruídos do hospital ou da casa, o que o assusta ainda mais. É nesse momento que o bebê começa a chorar desenfreadamente, sem ter o que ou quem o acalme.

Quando se reproduz  ruído branco, a uns dois metros do bebê, o som do ambiente e também de seu choro é abafado, o cérebro do bebê recebe o som similar ao do ventre de sua mãe, libera a dopamina e fica mais relaxado, cessando o choro.

E quando se aprimora a ação, usando a técnica do ruído branco com música de ninar, as notas musicais abre outro  compartimentos do cérebro, liberando a endorfina, e o bebê dorme com a sensação de felicidade.

Como usar o ruído branco com segurança para o bebê?

Para usufruir dos benefícios do ruído branco com música de ninar com total segurança, faça dele seu auxiliar no dia-a-dia, e não um inimigo. Só assim ele vai melhorar a qualidade do sono do bebê, deixando o sono mais tranquilo. Confira aqui os principais cuidados:

  • Mantenha o dispositivo de som longe da orelha do bebê;
  • A distância ideal entre o reprodutor de som e a criança deve ser de dois metros ou mais;
  • O som deve ser colocado em volume baixo;
  • Não deixe o ruído branco reproduzindo a noite inteira;
  • Deixe o som ligado somente alguns minutos, até o bebê entrar em sono profundo;
  • Caso o bebê acorde e não consiga mais dormir, pode colocar para tocar novamente

Conclusão:

Se você chegou até aqui comigo, é porque necessita de ruído branco para acalmar o seu bebê ou mesmo para tirar aquela soneca gostosa no intervalo do trabalho, não é mesmo?

Então vou lhe dar uma dica preciosa que tem ajudado muita gente: visite o Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes e tenha disponível gratuitamente as melhores músicas de ninar com ruído branco. Confira uma delas clicando AQUI.

Aproveite para compartilhar este post e proporcionar às pessoas que querem chance de dormir tranquilos com ruído branco com música de ninar.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.