Ruído branco para bebês: Funciona mesmo?

Se o seu bebê está inquieto, chorando muito, provavelmente está com cólicas, sintomas naturais em recém nascidos, que podem ser amenizadas com o ruído branco para bebês. A reprodução desse som sonoro é uma técnica que está ganhando cada vez mais adeptos, porque quando uma criança ouve a reprodução de um ruído branco para bebê, a cólica passa, o bebê se acalma e volta a dormir tranquilamente.

E o aumento da popularidade do ruído branco para bebê se explica porque consegue driblar um transtorno que, cedo ou tarde, acontece em quase todas as famílias. Afinal, quem é que nunca viveu o pesadelo de ouvir uma criança chorando durante toda a noite, sem conseguir dormir? E aí, balança de cá, balança de lá, passando de colo em colo. E mesmo assim, nada do bebê parar de chorar, acordando toda a casa, o que é muito prejudicial às pessoas que precisam levantar cedo para trabalhar, no dia seguinte.

Além das cólicas tão comuns, quando um bebê está chorando muito, ele fica muito agitado com o som do próprio choro. E quando o ruído branco para bebê é colocado próximo a ele, ocupa seu espectro auditivo e chama sua atenção, acalmando-o e contendo seu choro. Isso porque, quando ouve esse som sonoro a criança tem uma sensação muito forte de estar de volta à barriga da mãe, local onde ouvia o som do fluxo sanguíneo e batimentos cardíacos de sua gestora. Assim ele sente-se em casa, seguro e feliz, acalmando-se e pegando no sono rapidamente.

A saber, a palavra “branco” refere-se à luz branca que compõe o ruído.  Portanto, o ruído branco nada mais é que um ruído sonoro que tem uma luz monocromática que reflete todas as outras cores. O uso do ruído branco é muito utilizado mundialmente como relaxante para todas as idades, por possuir um som regular, que atrai a concentração e acalma o cérebro das pessoas, especialmente quando se trata de um bebê, causando efeitos positivos em suas funções cognitivas, como memória e aprendizado.

Vem comigo conhecer um pouco mais sobre o ruído branco para bebê e os seus benefícios.

Quando e como usar o ruído branco para bebê

O ruído branco para bebê pode ser usado durante determinados momentos do dia ou da noite. Pelo menos no primeiro mês de vida, quando o bebê ainda não se adaptou a uma rotina, o mais indicado é colocar o ruído branco antes do bebê dormir, nos seguintes momentos:

  • logo após o banho e amamentação;
  • à noite, na hora de dormir, com as luzes apagadas;
  • quando o bebê está chorando muito.

Alguns bebês não se adaptam à rotina no período de um mês, e então você pode estender esse ruído sonoro por quanto tempo for necessário, até que ele se sinta confortável quando ouve o som e comece a dormir mais tranquilo. Passadas algumas semanas dessa rotina, quando seu bebê já passou mais relaxado, não tire o ruído branco abruptamente. Vá afastando o dispositivo e abaixando seu volume gradualmente, até eliminá-lo totalmente, para não viciar a criança.

Como produzir o ruído branco para bebê

A tecnologia ajuda muito na produção desse tipo de ruído, e pode salvar o seu dia e o de seu bebê! Colocou à nossa disposição diversos dispositivos que reproduzem o ruído branco para bebê, que podem ser adquiridos em diversos sites confiáveis. Existem, ainda outros endereços na internet que oferecem gratuitamente geradores de ruídos brancos, como o Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes. Confira um vídeo fantástico com ruídos brancos clicando AQUI.

É seguro usar o ruído branco para bebê?

Pode-se afirmar que o ruído branco para bebê é uma técnica segura, desde que se tome alguns simples cuidados, como:

  • deixar o dispositivo transmissor do som distante pelo menos um metro do bebê;
  • deixar o ruído em baixo volume, no máximo 50 a 60 decibéis para não prejudicar a audição do bebê;
  • durante a noite, deixar o som ligado somente até o bebê dormir, e não durante toda a noite. Caso a criança acorde agitada e não consiga dormir de novo, repita o processo, sem esquecer de desligar o som quando ela já estiver dormindo.
  • Caso sua criança se incomode com o ruído branco, vá introduzindo gradativamente, um pouco por dia. Lembre-se que cada criança é única e que o som pode não agradar a todas.

Conclusão:

Agora que você já sabe detalhes importantes sobre o ruído branco para bebê, poderá dispensar todos os esforços empregados sem êxito, até então, para fazer seu bebê dormir, e substituir por esse som sonoro incrível.

Aproveite e compartilhe este e outros posts deste site com pessoas que você conhece e que têm um bebê chorão como o seu. Por certo estará ajudando outras mães e outros bebês a dormirem mais tranquilos.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.