Som do útero: Funciona mesmo? Será que Acalma os Bebês?

Você sabia que o som do útero é infalível para ajudar o bebê a dormir, e assim é cada vez mais utilizados pelas mamães de recém-nascidos? Parece um truque ou magia, mas não é nada disso. É apenas o resultado de inúmeras experiências feitas por especialistas que submeteram bebês a ruídos parecidos na hora de colocá-los para dormir. Isso dá aos bebês a mesma sensação de segurança de quando viveram apertadinhos e aquecidos no ventre das mães.

E assim, milhares de mães espalhadas pelo mundo já comprovaram que o som do útero é infalível para acalmar o bebê e ajudá-lo a embalar naquela sono tranquilo que tanto desejam para ele. Só para você ter uma ideia, falamos aqui de um ruído parecido com o som que ouvimos quando estamos no fundo da piscina, águas borbulhando, ou o som de um aspirador ou secador de cabelos.

Os especialistas explicam que esse fenômeno acontece porque esse som, é similar ao ruído intrauterino, formado pela pulsação do sangue e batimentos cardíacos, chamado também de ruído branco. Por ser um barulho ao qual o bebê se acostumou a ouvir durante nove meses, ele se acalma e sente-se em segurança ao ouvi-lo.

Outro benefício do som do útero é que ele abafa outros ruídos que possam ocorrer em sua casa, como barulho de crianças, que são difíceis de conter. Mas o método funciona bem rápido. Alguns bebês dormem logo no início, cerca de 5 minutos após a reprodução do ruído branco. Os que demoram mais levam de 10 ou 15 minutos para relaxar totalmente e dormir com tranquilidade.

Siga comigo até o fim desse post e saberá mais detalhes sobre o som do útero que serão muito importantes para você no período dos primeiros meses de vida de seu bebê.

O que pode reproduzir o som do útero?

 Segundo os especialistas no assunto, já existem alguns brinquedos e aplicativos de celular que emitem barulho similar ao som do útero, e que podem ser utilizados para ajudar o bebê a dormir.

Antes de instalar um brinquedo, leia as recomendações com atenção antes de submeter seu bebê a essa experiência, da qual ele pode gostar ou não. A principal recomendação é que o dispositivo ou brinquedo seja colocado a uma distância de mais ou menos dois metros, para que não assuste o bebê, obtendo o efeito contrário.

Uma experiência que tem sido bem aceita é sintonizar o celular no Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes, onde você encontra diversos vídeos que reproduzem o som do útero.

A simulação do som do útero funciona mesmo?

Como todo ser humano, um bebê também é único, cada um tem suas peculiaridades e reações. Assim sendo, pode acontecer que a simulação do ruído branco não funcione com ele. Se isso ocorrer, não insista, pois um som que o bebê não aprecia, em vez de acalmá-lo pode agitá-lo.

Contudo, o som uterino é muito bem recebido pela maioria dos bebês com até três meses de vida, provocando neles um relaxamento tal, que em poucos minutos começam a dormir. Por isso, vale a pena fazer experiências com vídeos e brinquedos que emitam ruídos brancos diferenciados.

Após o período de três meses o som do útero já não funciona tão bem, pois o bebê se desconcentra desse tipo de barulho É nesse momento que você pode tentar substituí-lo por canções de ninar, instrumentais ou cantadas.

Cuidados que você deve ter com simulações do som do útero.

É claro que existem algumas recomendações que devem ser seguidas para que tudo funcione direitinho. Confira algumas medidas importantes na hora de ligar o brinquedo ou dispositivo que emitirá o ruído branco:

  • Coloque o dispositivo a mais ou menos dois metros do bebê;
  • Se o bebê estiver em uma crise de choro, ajuste o som um pouco mais alto, para que ele possa ouvir; sem ultrapassar 50 decibéis;
  • Quando ele parar de chorar, diminua o volume, ajustando-o de forma que ao ouvi-lo o bebê fique confortável e mais tranquilo;
  • Espere alguns minutos depois que o bebê dormir e desligue o aparelho.

Conclusão:

Você viu como é fácil acalmar o seu bebê, reproduzindo o som do ambiente onde ele ficou durante nove meses? É só tomar cuidados para não exagerar e tornar seu bebê dependente deste som , aproveitando os momentos que ele dorme para descansar e recebe-lo com muito carinho quando acordar.

Se você gostou dessa interação, compartilhe este e outros posts do site com seus amigos e familiares, para que eles também conheçam os benefícios do som do útero. Assim eles terão uma opção a mais para acalmar os seus bebês na hora de coloca-los para dormir!

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.