Som do útero para recém-nascido: O Melhor Som Para Fazer o Bebê Dormir

Muitos dizem que é mito, mas o som do útero para recém-nascido funciona mesmo e é muito indicado pela medicina! Isso porque ficou comprovado, durante inúmeras pesquisas, que os ruídos dos órgãos uterinos influenciam no relaxamento dos bebês diretamente, fazendo com que mergulhem em um sono profundo.

Estudos feitos por renomadas clínicas descobriram que também alguns equipamentos elétricos como aspirador de pó e secador de cabelos podem fazer ruídos semelhantes ao som do útero, com a mesma frequência e potência, ampliando o limite auditivo, cujos estímulos ajudam a induzir ao sono.

Esse som é chamado de ruído branco e se tornou muito conhecido porque contribui para tornar o ambiente mais calmo. Isso porque o ruído branco ajuda a abafar barulhos mais estridentes, como o de buzinas de veículos acionadas nas ruas e ruídos de conversas, dentre outros.

Por outro lado, muitos pais não conhecem esse fenômeno e acabam passando noites em claro, com o bebê agitado, muitas vezes em altos brados. Por esse motivo as informações contidas neste post podem revolucionar a rotina de muitos pais, que encontrarão no som uterino para recém-nascidos a solução para os seus problemas noturnos.

Me siga até o fim e verá o quanto é bom incluir o som do útero para recém-nascido nas rotinas diárias de seu bebê.

Como o som do útero para recém-nascido o ajuda a dormir?

Se você pensa que o bebê vive em um ambiente silencioso, durante os nove meses que está no seu útero, está muito enganada! Quando está abrigado na região uterina, antes de nascer, o bebê escuta alguns barulhos provenientes do organismo da mãe, como sua respiração, circulação sanguínea e batimentos cardíacos. Escuta até mesmo o som da água, que vem do líquido amniótico ao seu redor.

Especialistas revelam que o som existente no útero da mãe varia entre 40 e 50 decibéis. Por esse motivo a reprodução do som do útero para recém-nascido é tão importante para que seu bebê se sinta tranquilo antes de dormir. E você pode fazer desse som o seu principal aliado no relax de seu bebê, até que ele atinja três meses. Depois disso ele começa a conhecer outros tipos de ruídos à sua volta, e vai se desconectando do som uterino.

Como reproduzir o som do útero para recém-nascido?

Com o avanço da tecnologia, a cada dia fica mais simples acessarmos a internet, seja por um aparelho de telefone móvel, um laptop ou notebook. E assim, além de brinquedos criados para esta finalidade, temos acesso ao som de vídeos incríveis que reproduzem o som do útero para recém-nascido, como os que são oferecidos pelo Canal MeditarSons – Músicas Relaxantes, por exemplo.

E se acontecer de ficar sem conexão com a internet, é só lançar mão daquele famoso jeitinho brasileiro, e ligar a televisão em um canal bem calmo, ou até mesmo o aparelho de ar condicionado ou secador de cabelo por alguns minutos. Pode também utilizar uma das dicas abaixo:

  • Ligar o rádio em um frequência sem som;
  • Não tenha vergonha de falar sozinha e tenha com o bebê uma conversa calma e serena;
  • Conte uma história infantil com voz bem pausada, em ritmo monótono;
  • Faça suaves massagens em seus pezinhos;
  • Compre e utilize um brinquedo que emita ruído branco. Existem muitos modelos à disposição em lojas de produtos infantis.

Cuidados necessários ao reproduzir o som do útero para recém-nascidos:

  • Não abuse desta técnica: embora seja recomendada pelos especialistas, tudo o que é demais vicia. Portanto, não exagere, usando este tipo de recurso toda vez que o bebê precisa dormir.;
  • Encontre outros métodos: procure adotar outros métodos, para acalmar o seu bebê, tão eficientes quanto, como embalar o bebê com carinho, e até mesmo cantar algumas canções de ninar;
  • Deixe o equipamento de som bem afastado: o aparelho reprodutor do som do útero deve ser colocado pelo menos a uma distância de dois metros do bebê.
  • Controle o volume: o som deve ser transmitido a uma altura entre 40 e 50 decibéis, o mesmo volume do som uterino.

Conclusão:

Se você gostou deste post, use e abuse das dicas oferecidas e compartilhe este post com outras mamães de primeira viagem que não sabem como acalmar seus bebês na hora de dormir.

Como você pode observar, existem inúmeras formas de simular o som do útero para recém-nascido e alcançar momentos de calma para que todos possam descansar tranquilos, pelo menos durante a noite.

Assista o vídeo abaixo para apreciar um som de útero para recém-nascido

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.