Para quem assiste a prática, a pessoa fica impressionada, mas é garantido que limpar o nariz do seu bebê com soro fisiológico é totalmente seguro, rápido e muito eficaz na desobstrução das vias aéreas de crianças pequenas, que tendem a entupir com bastante facilidade. O sal existente no soro é ajuda na limpeza do muco nasal, redução da inflamação nasal, redução de secreções e outras células existentes e o fato é facilmente removido do corpo da criança sem prejuízo à saúde.
Este tipo de higiene nasal é recomendado não só para crianças, mas para todas as pessoas, pois traz muitos benefícios. O importante é saber manusear a seringa com cuidado e verificar a força do jato para evitar possíveis problemas durante a limpeza.
Veja alguns benefícios que a limpeza do nariz do seu bebê com soro pode oferecer:
- Umedece os fossos nasais e aumenta o conforto da criança em tempo seco;
- Facilita a alimentação, especialmente em recém-nascidos e lactentes;
- Afina a secreção e limpa o nariz do bebê;
- Oferece suporte ao regular as vias aéreas e melhora a qualidade do sono em bebês;
- Ajuda a prevenir inflamações, infecções e alergias como amigdalite, rinite e sinusite.
Como lavar o nariz do bebê com segurança?
É um procedimento muito fácil de se realizar. Vejamos abaixo como lavar o nariz do bebê:
- Usar uma seringa com soro. Quanto à quantidade, não há uma medida fixa. Isso varia muito do estado em que a criança de encontra. Por exemplo: se ela tem mais ou menos secreção nasal ou se será apenas uma lavagem normal;
- Comece com pequenas quantidades em cada narina para bebês, geralmente 0,5 a 1ml, e repita quantas vezes for necessária;
- Colocar a criança/bebê sentada ou em pé, mantendo a cabeça levemente inclinada para a frente e delicadamente coloque a solução em no nariz;
- A mesma quantidade deve ser utilizada na outra narina até que tudo esteja limpo;
- Depois disso, assoe o nariz do pequeno.
Devemos levar em conta que o soro fisiológico deve ser injetado no nariz com uma pressão fraca e, se necessário, em maior quantidade, ou seja, evite jatos fortes, mas insira o soro fisiológico lentamente no nariz da bebê com uma seringa e repita mais vezes se necessário.
A seringa deve ter a ponta arredondada para não ferir o nariz da criança. Hoje já existem aparelhos de silicone que se encaixam perfeitamente nos narizes das crianças para fazer a lavagem nasal.
Se os pais não quiserem usar uma seringa para a aplicação do soro, uma outra opção é usar os famosos sprays nasais. Dependendo das necessidades do seu filho, a melhor aposta para quem está considerando essa opção é conversar com um médico de confiança para que ele possa lhe dar a melhor recomendação de marca ou tipo.
Esta lavagem poderá ser repetida quantas vezes forem necessárias para limpar todas as vias aéreas da criança/adultos com segurança. E lembre-se: a secreção não precisa sair pela narina contrária, isso pode acontecer, mas não é a regra.
É verdade que lavar o nariz do bebê pode causar infecções de ouvido?
Isso é mentira! Lavar o nariz do bebê não causa uma infecção em seus ouvidos. O nariz, ouvido e garganta estão interligados, então se houver tiver uma infecção, a secreção que causou isso já estava ali. O soro ajudará a retirar essa secreção, que, se ficar ali parada, será a principal porta para a entrada de outras doenças infecciosas.
Especialistas explicam que o nariz é o meio preferido de entrada para microrganismos. É por meio dele que esses organismos entram e atacam nosso corpo. Depois de instalados se espalham para outros lugares e nos causam diversas doenças. Ao limparmos o nariz com o soro, podemos evitar que esses microrganismos se movimentem das nossas vias aéreas para outras partes. Nosso nariz e nossas vias aéreas são excelentes mecanismos de defesa que nos protegem, mas lavar o nosso nariz com soro nos ajuda a mantê-lo hidratado e longe de doenças.
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia recomenda lavar o nariz do seu bebê todos os dias, e isso não é só recomendado para as crianças pequenas, mas também para pessoas adultas. Pesquisas mostram que, se feita corretamente e com frequência, essa higiene previne 32% das doenças respiratórias. Além de manter a mucosa do nariz sempre úmida e limpa, o cuidado ameniza doenças causadas por gripes e resfriados.
Vale lembrar que o nariz entupido não consegue filtrar a sujeira do ar, que causa ainda mais alergias e irritações
Para mais novidades, siga nosso canal no YouTube e não esqueça de clicar em “ativar as notificações” para ficar por dento de todas as novidades e acontecimentos.