Categories: Maternidade

Enjoos e Desejos no Início da Gravidez

ENJOOS E DESEJOS NO INÍCIO DA GRAVIDEZ

Quando a mulher descobre a gravidez várias mudanças acontecem com ela, psicológicas e físicas. Isso é necessário e muito normal, pois o corpo está se preparando para a geração de uma nova vida. As mudanças físicas fazem crescer o corpo, os quadris e os seios, faz o rosto ficar mais arredondado, os hormônios se elevarem e a barriga começar a crescer. Tudo isso para que o desenvolvimento do feto seja saudável. 

Ao mesmo tempo em que essas mudanças acontecem, alguns sintomas também aparecem e incomodam. Isso ocorre nos primeiros três meses: enjoos matinais e desejos inusitados. 

 

Enjoos na gravidez

O enjoo é um dos sintomas mais comuns da gravidez e aparece nos três primeiros meses, a maioria das mulheres sentem enjoos.

Geralmente ocorre enjoos pela manhã, mas durante o restante do dia podem ocorrer também. Vem acompanhado de alterações no paladar e olfato e até de vômitos.

Muito raro, mas algumas mulheres sentem enjoos até o final da gravidez.

Esses enjoos podem ser muito forte e até impedir a grávida de trabalhar ou sair de casa.

 

Por que os enjoos aparecem?

A ciência não tem uma resposta para isso, mas existem várias evidências que podem ser a explicação para os enjoos:

  • Hormônios – As alterações hormonais que ocorrem no corpo da grávida colaboram para o aparecimento dos enjoos. As alterações estão ligadas aos hormônios secretados pela placenta e que cai na corrente sanguínea das grávidas e isso faz com que a digestão fique mais lenta. Dessa forma, a mulher fica enjoada. Há um aumento na produção de progesterona e de estrogênio que também produz náuseas.
  • Fator emocional – Sabemos que as alterações psicológicas também são afetadas quando a mulher está grávida. Além dos problemas físicos, as grávidas precisam saber lidar com as dúvidas e dificuldades nos cuidados com o bebê. Isso pode causar ansiedade, mesmo que inconscientemente, e a frequência das náuseas crescem.

 

Como evitar?

Podemos diminuir a frequência se tomarmos alguns cuidados, mas evitar é quase que impossível.

Alguns cuidados para diminuir os enjoos são:

  • Evitar cheiros fortes;
  • Evitar movimentos muito bruscos;
  • Comer em intervalos menores;
  • Nunca ficar em jejum por um longo período;
  • Evitar alimentos com sabores e cheiros fortes;
  • Evitar alimentos gordurosos e apimentados;
  • Evitar locais muito quentes;
  • Evitar comer antes de dormir;
  • Nunca se deitar após as refeições.

 

Desejos de grávidas 

Outro sintoma típico de gravidez são os desejos. Comidas exóticas e bizarras apetecem o paladar de grávidas.

Esse desejo aparece repentinamente e precisa ser satisfeito, caso contrário a mulher passa muito mal.

Os desejos vão desde alimentos mais simples até misturas nunca antes vista. Exemplo: desejo por coisas ácidas, misturar sal no brigadeiro, se estiver chovendo comer de comer barro, dentre outros.

 Algumas mulheres perdem a vontade de comer alimentos que antes gostavam muito e outras passam a comer o que antes não gostavam. Não é uma regra e algumas mulheres nem sentem esses sintomas.

  

Por que ocorrem essas mudanças?

Novamente não existe uma explicação concreta para essas mudanças alimentares, mas existem algumas evidências: 

  • Hormônios

Como os hormônios podem transformar o olfato e o paladar, acredita-se que mais uma vez tenham alguma relação com essas alterações.

  • Deficiência nutricional

Alguns estudiosos afirmam que esses desejos por coisas inusitadas podem estar relacionados com deficiências nutricionais. Isso quer dizer que se o corpo está pedindo algum alimento específico, ele quer dizer que está faltando determinada vitamina ou proteína na sua dieta.

  • Emocional

Quando ficam grávidas as mulheres se tornam mais carentes e quando sentem vontade de comer alguma coisa e esses desejos são atendidos, é o momento, inconsciente, de que elas têm a atenção da família e se sentem acolhidas.

 

Algumas mulheres grávidas forçam a ingestão de alimentos que não querem comer somente para manter a saúde em dia. Respeite o seu paladar e não faça isso, mude para um alimento de valor nutricional igual e tenha paciência.

Esses enjoos e desejos são passageiros e apesar de estar vivendo um momento desagradável, tenha muita paciência.

Procure um médico se os sintomas forem exagerados, pois podem causar desidratação e desnutrição e isso vai fazer mal não só para a mamãe como para o bebê também.

Se os sintomas forem leves, modifique apenas alguns comportamentos e tenha paciência que esse período irá passar.

  [web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”1″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]

Renata Santana

Olá! Sou a Renata Santana, entusiasta do universo da maternidade e a voz por trás do MeditarSons. Com mais de 5 anos de dedicação exclusiva à produção de conteúdo especializado, minha missão é transformar a experiência de vida em suporte real para famílias que buscam equilíbrio e noites de sono serenas. Minha trajetória é marcada por números que refletem a confiança de uma comunidade global. Através da rede Orbbis, alcançamos marcos históricos: Mais de 100 milhões de visualizações no YouTube, o equivalente a mais de 11.400 anos de conteúdo assistido. Mais de 107 milhões de streams no Spotify, somando 738 anos de audição total em nossas playlists e sons terapêuticos. Impacto mensal de 2 milhões de pessoas, uma audiência que representa quase quatro vezes a população de Malta. Acredito que a maternidade se torna mais leve quando unimos o afeto à ciência. Por isso, cada artigo e som compartilhado aqui é fruto de uma curadoria rigorosa, fundamentada em artigos científicos e fontes confiáveis. Meu compromisso é traduzir estudos complexos em ferramentas práticas para o dia a dia, garantindo que você tenha acesso ao que há de melhor para o desenvolvimento e o bem-estar do seu filho.

Share
Published by
Renata Santana

Recent Posts

Guia definitivo: quanto tempo leite materno pode ficar na geladeira

Se você já se perguntou "quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira?", saiba…

23 horas ago

O guia de puré de legumes para bebés que realmente vai usar

O puré de legumes é, muitas vezes, a primeira grande aventura culinária na vida de…

2 dias ago

Cardapio bebe 7 meses: guia simples e nutritivo

Um cardápio para o bebê de 7 meses precisa ser cheio de nutrientes importantes, e…

3 dias ago

Como tirar casquinha da cabeça de bebê: um guia seguro e prático

Para tirar a casquinha da cabeça do seu bebê com segurança, o segredo é simples:…

4 dias ago

Guia: banho bebe recem nascido para um momento seguro e tranquilo em casa

O banho do recém-nascido é um daqueles momentos que mistura um enorme carinho com uma…

5 dias ago

Como cuidar de um recem nascido com confiança e tranquilidade

Saber como cuidar de um recém-nascido pode parecer uma montanha de desafios, mas, na prática,…

6 dias ago