A CRISE DO TERCEIRO MÊS
Aos três meses o seu bebê entrará na fase conhecida como a crise do terceiro mês, mas não se assuste! Isso nada mais é que do que uma fase de descoberta para o bebê. Ele conseguirá descobrir que nasceu, sua visão periférica estará pronta, seu pescoço começará a ficar mais duro e ele vai saber que o choro desperta a atenção de todos ao seu redor.
E uma fase que dura cerca de quinze dias, curta, porém, muito intensa. O corpo da mamãe também sente algumas mudanças, já que a quantidade de leite será um pouco reduzida para se adequar à necessidade certa para o seu bebê. Isso não significa que você irá ficar sem leite, apenas não terá mais aquele aspecto de seio muito cheio.
É uma fase também onde o seu bebê ficará mais ativo, perderá o foco ao mamar algumas vezes, curiosidade com sons e imagens. Tudo isso normal, já que ele está descobrindo um mundo totalmente novo para ele.
Ele vai sentir a sua presença e seguir com os olhos objetos e outras pessoas, vai começar a reconhecer o som das vozes dos pais e de pessoas mais próximas.
Nasce um observador
Podemos dizer que é a fase onde o bebê irá se transformar em observador. Suas expressões faciais aumentarão e ele vai começar a balbuciar e a “conversar” com você. Sempre responda as questões que ele com entusiasmo!
Como o seu corpo estará mais firme, ele vai começar a erguer braços e pernas e a levantar o pescoço quando estiver de bruços. Assim como conseguirá levar a mão à boca. Essa é a fase oral que começa a se desenvolver e vai até os dezoito meses.
Através da boca é que o bebê terá a grande maioria das experiências aos três meses. Será comum ele levar tudo à boca: brinquedos, objetos e as próprias mãos.
Desde que objetos, brinquedos e mãos estejam limpos, você poderá deixa-lo levar tudo à boca, pois faz parte do desenvolvimento motor do bebê.
Você vai perceber também que o sono do seu bebê irá mudar. Ele estará mais tempo acordado e seu tempo de sono será em torno de quinze horas divididas em três grandes cochilos. Uma rotina é necessária para que você estipule um tempo de qualidade para o sono noturno.
Se você ainda não conseguiu definir uma rotina nessa fase, tente o método ABRAÇO, que te fará ter uma rotina mais concreta, mas não rigorosa.
O método ABRAÇO
Se você observar o seu bebê mais de perto, poderá ver que existe um ciclo que não muda. Ele se alimenta, brinca e dorme e assim sucessivamente.
Dessa forma foi criado o método ABRAÇO:
Alimentar
Brincar
Adormecer
reComeçar
Observar
Dicas para saber quando o seu bebê está na crise dos três meses
Mamar mais rápido – Aos três meses o bebê já consegue respirar, sugar e engolir ordenadamente, então a mamada passa a ser mais ritmada e mais rápida;
Chorar ao mamar – Antes o choro significava que o bebê estava com fome e ao mamar ele parava. Na crise dos três meses é o contrário. Como um observador que é, ele se distrai mais facilmente durante a mamada e o choro significa que ele já está satisfeito;
Chorar para dormir – Se não tiver nenhum outro problema de saúde, o choro ao dormir é normal. O bebê quer continuar a descobrir o mundo e luta para se manter acordado. O certo é deixa-lo desabafar até dormir;
Agitação – A crise dos três meses sobrecarrega o bebê com muitas informações e, por isso, eles ficam inquietos. Essa agitação age para a evolução do desenvolvimento do seu bebê.
Estímulos para o desenvolvimento do seu bebê
- Utilize brinquedos que possam desenvolver os sentidos;
- Converse com o seu bebê, mas não se esqueça de falar de forma clara também;
- Faça coisas que ele possa imitar: barulhinhos, bolinhas de saliva, dentre outros.
Sinal de alerta
Se você observar que o seu bebê está com algum sintoma abaixo, converse com o seu médico imediatamente:
- Não consegue firmar a cabeça;
- Tronco está mais mole;
- Quando está deitado de bruços, não ergue os ombros, membros e nem a cabeça;
- Não esboça sorrisos;
- Não emite sons.