Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho

COMO FAZER O BEBÊ DORMIR SOZINHO

Deixar o bebê dormir sozinho é uma das fases mais complicadas para algumas mães. Ao ouvir o primeiro choro, a primeira coisa a se fazer é pegá-lo no colo. Muitas vezes, esse tipo de reação é necessário, mas na maioria das vezes é apenas um pequeno chilique de bebê.

O choro do bebê longe da mãe é pelo fato de ele se sentir desprotegido, e isso se transforma em uma ansiedade de separação. Ao ficar sozinho no berço para dormir, ele não consegue ver a mãe e começa a chorar.

 

Paciência é a palavra que você precisa ter nessa hora. 

Mas, com algumas que disponibilizamos, você vai tirar de letra essa fase e vai conseguir fazer o seu bebê dormir toda a noite sozinho no berço:

 

1- Preparando o ambiente

Uma das primeiras coisas a ensinar ao seu bebê é a diferença de dia e de noite.

Mantenha o bebê em meio a sons ambientes, a claridade. Durante a noite, vá escurecendo o ambiente aos poucos, abaixando volumes de aparelhos e falando mais baixo.

2- Criar uma rotina

Dentro das possibilidades do bebê, os papais e mamães precisam criar uma rotina.

Faça tudo no mesmo horário na hora de dormir. Limpe o ambiente desligando televisão, barulhos e luzes muito fortes. Elimine qualquer estímulo em que o bebê possa ficar distraído.

3- Dê prioridade ao berço

O berço foi feito para dormir, então nada de brincar dentro dele durante o dia. Para isso temos o tapete no chão ou o local de brincadeiras, mas nunca brincar no mesmo local em que o bebê vai dormir.

Se o bebê dormir no meio da brincadeira, leve-a para o berço e, assim ela vai começar a entender que aquele local é feito para dormir. 

4- Problema da cama compartilhada

O grande problema que é dividir a cama de casal com um bebê é que isso atrapalha o relacionamento do casal.

No inconsciente do bebê, ele vai entender que o horário em que os pais dormem é o mesmo que ele tem para dormir, inclusive alguns bebês acordam junto com os pais pela manhã. Além de criar medo de ficar sozinho ou de dormir sozinho.

Deixe a criança no berço, mas antes de sair faça companhia a ela por alguns minutos. Demonstre carinho, converse e conte histórias para que ela saiba que é muito amada.  

5- Roupas confortáveis

Sempre coloque roupas de dormir para dormir. Pijaminhas são excelentes ideias.

Frio ou calor em demasia incomodará o bebê e não vai deixá-lo dormir direito, por isso escolha uma manta, cobertor ou mesmo um lençol mais fininho para cobri-lo.

Se o bebê for muito pequeno não é recomendável deixar mantas, cobertores ou outros panos dentro do berço, apenas coloque uma roupa confortável e segura no bebê.

6- Auxílio naninha

Deixar brinquedos dentro do berço podem ser prejudiciais, tem que tomar muito cuidado na hora da escolha do auxílio naninha para os bebês.

Uma fralda com o cheiro da mamãe ou um brinquedo feito com material atóxico é o ideal. E use isso somente dentro do berço e na hora de dormir.

7 – Alimentação

Antes de dormir é aconselhável que você alimente o seu bebê. Bebês com muita fome choram mais dentro do berço. 

8- Banho 

Dê um banho quentinho/morno antes de alimentá-lo para dormir. Nessa hora você já pode deixar as luzes mais baixas e sons menos altos e sem brinquedos na hora do banho.

O banho ajudará o bebê a relaxar e dormir sozinho em seu berço.

9- Acostume o bebê desde cedo

Evite o máximo que puder deixar o bebê dormir junto ao casal. 

Crie um ambiente somente para o bebê, com berço, acessórios, roupas e brinquedos.

Assim que o seu bebe adormecer em seus braços, coloque-o imediatamente no berço e fique por alguns minutos ao lado dele, e se necessário cantarole uma canção bem baixinho para que ele entenda que você estará lá se precisar. 

10- Diminuir os estímulos 

Já dissemos anteriormente e vamos repetir: é muito importante que você diminua os estímulos ao redor do seu bebê na hora em que ele for dormir. Desligue televisores, feche cortinas e janelas, desligue as luzes do quarto e mantenha apenas a luz do corredor acesa ou um abajur.

Converse baixinho com ele e explique que chegou a hora de descansar, cante uma música que o acalme e mostre que está ao lado dele para qualquer ajuda que ele necessitar.

11- Consolando o bebê 

Se o choro persistir por mais de dois minutos, vá até o berço e console o bebê, mas sem o retirar de dentro do berço.

Os primeiros dias serão os mais estressantes, se prepare para isso. Desconforto e medo serão constantes para o bebê e para os papais.

Se não der certo, pegue o bebê no colo até ele adormecer e, novamente, coloque-o no berço e espere alguns minutos antes de sair.

 

12- Segurança

Um bebê só quer se sentir seguro e envolvido por amor e carinho. Você precisa se mostrar forte e com segurança para transmitir isso a ele.

Fique no quarto junto ao berço até ele adormecer, fale com ele com voz suave e baixa e mantenha a calma, mesmo se ele estiver chorando.

Faça o bebê se sentir seguro na hora de dormir e nunca, em hipótese alguma, use a hora de dormir como uma punição por alguma coisa que aconteceu.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.