Desenvolvimento De Um Bebê Dos 0 Aos 6 Meses

DESENVOLVIMENTO DE UM BEBÊ DOS 0 AOS 6 MESES

Depois da chegada do recém-nascido, os papais e mamães ficam ansiosos por qualquer novidade que aconteça no dia a dia. Cada novo gesto que o bebê faz é uma ação a mais do que o gesto anterior e cada conquista é aplaudida.

O desenvolvimento de um bebê começa pelas funções cerebrais porque é ele quem ditará o restante. O cérebro se desenvolve aos poucos e tem uma sequência determinada para amadurecer: primeira firma os músculos dos olhos, depois o pescoço, o tórax, as pernas, até que que o bebê esteja forte o suficiente para ficar em pé sozinho. Essa lentidão aos olhos dos pais se deve à formação completa das células nervosas que recobrem o cérebro.

Primeiro mês

Ao nascer o bebê é míope, pois a musculatura dos olhos não está desenvolvida. Dentre todos os sentidos, a visão é a que ele menos “usou” dentro da barriga da mamãe. O bebê consegue enxergar apenas uma curta distância, na hora da mamada, por exemplo, a distância que ele consegue ver seria a do rosto da mamãe.

Colocar móbiles é uma dica importante para desenvolver essa musculatura, pois ele apenas enxerga vultos e o movimento chama a atenção. Dê preferência para as cores que contrastam entre si.

Na quinta semana de gestação a audição do bebê estará totalmente formada e ao nascer o recém-nascido escuta tanto quanto um adulto. O feto consegue ouvir as batidas do coração da mãe e de outros órgãos internos. Por isso ele reconhece a voz da mamãe logo nos primeiros dias de vida e, por volta dos vinte dias, ele já consegue virar a cabeça para o lado em que houver um barulho mais alto.

Outra coisa muito desenvolvida em um recém-nascido é o paladar. Ele sabe diferenciar o salgado, doce, amargo e azedo. Como sempre tem preferência pelos sabores adocicados.

Nos primeiros dias o bebê pode dormir até vinte e duas horas e mamar mais de dez vezes. Mas, aos poucos o sono e a alimentação vão entrando no ritmo.

Por vezes, o bebê vai parecer um pouco agitado e desconexo, mas não fique preocupada, é que ele não tem controle dos movimentos e todos são involuntários.

Segundo mês

Uma das características do segundo mês e que também é uma indicação do desenvolvimento afetivo e psíquico do bebê é o sorriso. Mesmo bebês que nascem surdos e cegos também sorriem. O bebê segundo mês já consegue levantar o queixo e isso é uma indicação de que os músculos do pescoço estão ficando mais fortes. Ele também poderá mover o rosto para a direita e para a esquerda quando colocado de barriga para baixo.

Sobre a visão de um bebê de dois meses, ele já consegue definir os detalhes do rosto da mamãe e reconhecer o papai e outras pessoas mais pró. Ele já consegue acompanhar com os olhos os objetos e tudo que se mover perto dele.

Lembre-se que aos dois meses o bebê já tem um calendário de vacinação e isso deve ser acompanhado de perto pelos pais.

 

Terceiro mês

A chegada ao terceiro mês significa que o seu bebê estará levando tudo o que conseguir pegar à boca. Você sentirá diferença no sono do seu filho, ele dormirá menos. A coluna do seu bebê estará mais firme e ele tentará se segurar em pé. Ele vai virar de lado o seu corpo, por isso, muito cuidado ao deixa-lo sozinho, ele pode rolar e cair.

É o começo da fase da conversa, ele vai saber responder os pais com entonações, sons e arrulhos. Converse com o seu bebê e o incentive a “falar”. 

 

Quarto mês

No quarto mês de nascimento do seu bebê você voltará a ter noites de sono tranquilas, pois ele passará a dormir quase que a noite inteira. Ele estará mais sorridente e levando tudo o que consegue pegar à boca. Sua visão já estará mais aguçada e ele terá o seu campo de visão periférica aumentada. Pescoço e tronco estarão mais fortes. Preste atenção às mãos: no quarto mês o seu pequeno precisa ter a capacidade de abrir as mãozinhas, se isso não ocorrer, leve-o ao pediatra porque pode ser sinal de algum problema cerebral. Os cinco dedinhos precisam estar abertos, quando há problemas o polegar não abre.

É o mês de descobertas novas também: ele vai chorar quando ficar sozinho, ele gosta muito de brincar de esconde-esconde, ele via tocar todo o corpo dele com as mãos: pés, pernas, genitais, cabeça e ele vai começar a entender que as palavras e sons são acompanhadas com o movimento da boca.

 

Quinto mês

Neste quinto mês o seu bebê será capaz de girar o corpo. Ele vai girar a bacia primeiro e depois as pernas e por último o restante do corpo. Isso significa que o seu bebê está prestes a ficar sentado. Braços e pernas estarão sempre agitados, você vai notar isso durante o banho. Ele já fica durinho quando colocado em pé, mas ainda não engatinha e nem anda.

 

Sexto mês

No sexto mês ele já consegue ficar sentado, ainda sem muito equilíbrio e com apoio de travesseiros e almofadas. É bom você deixar brinquedos ao redor dele porque para incentivar o equilíbrio. Ele vai levantar os braços pedindo colo, vai sorrir quando reconhecer uma voz ou rosto, ele vai escolher quais objetos pegar, ele vai fazer movimentos como se estivesse dançando, vai chutar e se debater, ou seja, estará a todo vapor.

Inconscientemente, ele vai saber que precisa engatinhar, ficar em pé e depois andar. Cuidado com os tombos nessa fase. Ele estará quase balbuciando uma palavra inteira e que geralmente todos interpretam como mamãe!!  

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.