Dicas De Primeiros Socorros Para Bebês

Dicas De Primeiros Socorros Para Bebês

Ter um bebê em casa é a maior alegria para os papais. Eles são charmosos, cheios de dobrinhas e muito indefesos. E, por terem essa fragilidade merecem todo cuidado que podemos dar. 

Apesar disso tudo sabemos que alguns acidentes domésticos podem acontecer e isso é dar medo em qualquer pessoa. Nessas horas o importante é manter a calma e saber o que fazer, pois quanto mais rápido for o socorro, pior pode ser evitado.

 

Vamos explicar como socorrer bebês em algumas situações específicas e que mais acontecem no ambiente familiar:

 

Quedas

Cair é coisa normal em casa que tem bebês e crianças, principalmente aquelas quedas simples e que não causam lesões mais graves, a penas arranhões.

Nos casos de bebês é preciso ter atenção redobrada, e saber se ele já sabe rolar para os lados. Se ele já consegue fazer isso, nunca o deixe sozinho em lugares mais altos.       

Para os bebês que já engatinham ou estão dando os primeiros passinhos, você terá que colocar grades em janelas, portões na escada para que eles não subam e acabem caindo. Nessa fase é melhor retirar todos os tapetes da casa ou trocá-los por tapetes antiderrapantes.

Mesmo com todos os cuidados, se o bebê ou a criança cair, veja se aparece algum sinal de hematoma ou se existe o risco de fratura. Se, porventura o bebê desmaiar, chame o SAMU e não mexa no bebê.

Se ela permanecer acordada, porém confusa, irá a um pronto atendimento médico para ela ser examinada.

 

Queimaduras

As queimaduras em casa podem acontecer com panelas quentes ou líquidos e até mesmo com a chama do fogão ou a porta do forno quente. Outra coisa muito comum de acontecer com bebês que são queimados são as correntes elétricas, que são mais perigosas, pois causam ferimentos nos órgãos internos.

Crianças pequenas e cozinha não combinam. Evite ao máximo deixar o bebê nesse ambiente, se não puder evitar tenha muita atenção.

Se cair algum líquido quente ou se a queimadura for com fogo, lave com água fria em abundância e procure um médico rapidamente. Nunca coloque nada em cima das queimaduras.

Se a queimadura for decorrente de uma elétrica, você precisa ter o dobro de cuidado. Desligue o quadro de energia imediatamente, pegue uma toalha ou cobertor para encostar no bebê e veja como está a respiração dela e, em seguida, chame o SAMU.   

Afogamento 

Onde tiver água evite deixar os bebês sozinhos. Banheiras, rios, praia e piscina. 

Para evitar afogamentos coloque o bebê em aulas de natação, assim ele já vai ter uma noção do que fazer dentro da água.

Sufocamento

Este é o campeão dos acidentes domésticos com bebês. Alimentos e brinquedos são os maiores causadores de sufocamento em bebês, pois alguns brinquedos possuem peças muito pequenas e alguns alimentos são mais difíceis de serem mastigados e os bebês acabam engolindo pedaços inteiros.

Ao engolir alguma coisa e ficar engasgado, o bebê tende a tossir. Deixe-o tossir e apenas observe para ver se ele consegue expelir o objeto sozinho. Porém, se o bebê começar a ficar pálido e fraco, chame o SAMU.

 

Ferimentos e cortes

Ferimentos e cortes acontecem por causa de objetos cortantes como facas, tesouras, vidros e qualquer outra coisa cortante que o bebê possa alcançar ou por quedas.

No primeiro caso guarde muito bem os objetos em lugares onde o seu bebê não terá alcance e sobre os cortes causados por quedas, algumas medidas devem ser seguidas para evitar a queda.

 Se de qualquer maneira o bebê ficar com um corte e este for raso, lave com água e sabão. Se, por outro lado, o corte for profundo e houver sangramento demasiado, pressione o local com um pano limpo e leve para o pronto socorro, pois pode haver a necessidade de alguns pontos.

Intoxicação

Todo bebê é curioso e tudo que ele vê leva à boca. 

Nunca deixar produtos químicos, produtos de higiene e de limpeza ao alcance dos bebês. Guarde em locais onde ele não possa alcançar.

Se, por acaso, seu bebê ingerir algum produto tóxico, ligue para o SAMU ou para os bombeiros e avise o que ele ingeriu, a quantidade e o horário. Não dê leite, água ou qualquer outro líquido. Siga as orientações dos médicos socorristas.

 

Kit de primeiros socorros para ter em casa

  • Acetaminofeno para febres e dores;
  • O ibuprofeno infantil, que é analgésico e redutor da febre;
  • Seringa oral;
  • Soro fisiológico;
  • Creme de hidrocortisona para coceiras na pele;
  • Termômetro;
  • Álcool líquido 70%;
  • Seringa de bulbo;
  • Algodão;
  • Cotonetes;
  • Gazes;
  • Pomada antibiótica para cortes e arranhões;
  • Solução antisséptica; 
  • Ataduras;
  • Lista de números de telefone de emergência.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.