Som Do útero: O Que é, E Para Que Serve

Colocar um bebê ou uma criança pequena para dormir nem sempre é fácil. O choro ou ataques de pânico na hora de dormir podem atrasar o sono do filho e, ao mesmo tempo, dos pais. As dicas mais comuns para fazer seu filho dormir mais rápido? Canções de ninar ou histórias para dormir...

Alguns pais procuram por semanas ou mesmo meses a solução milagrosa para colocar seu filho para dormir com sucesso. O som do útero, sons que simulam o ambiente do útero da mãe, podem ajudar crianças pequenas a se acalmar e cochilar mais rapidamente.  

som do útero

Colocar um bebê ou uma criança pequena para dormir nem sempre é fácil. O choro ou ataques de pânico na hora de dormir podem atrasar o sono do filho e, ao mesmo tempo, dos pais. As dicas mais comuns para fazer seu filho dormir mais rápido? Canções de ninar ou histórias para dormir.

Mas outros pais começaram a recorrer com sucesso ao som do útero. Também conhecidos como sons que imitam a barriga da mãe, esses sons abafados ajudam algumas crianças a cair mais facilmente no sono, trazendo tranquilidade também para os pais. 

Os futuros pais sempre se perguntam qual a melhor forma de fazer o bebê a dormir bem nos primeiros meses de vida. Quando estou na conversa, sempre respondo que é o som do útero . Esse som não só tornou mais fácil para meus dois filhos dormir, mas também tornou nossa vida cotidiana como novos pais muito mais fácil e ainda faz.

O som do útero para bebês – o sonífero suave

O útero não é nada silencioso. Apenas pelos ruídos do fluxo, pode-se comparar a vida no útero com a vida em uma rodovia. Por um lado, o batimento cardíaco da mãe está constantemente batendo a uma taxa de cerca de 60 corações. Por outro lado, há ruído constante e monótono, que só a proteção da barriga traz.

Além disso, os sons do sistema digestivo são abafados e transmitidos ao bebê. Graças à água do útero, todo som chega ao ouvido do bebê. Isso significa que seu bebê vive no útero por 9 meses em meio a esses sons monótonos familiares.

O momento do nascimento muda tudo para um bebê. Acima de tudo, os ruídos do útero desapareceram de uma hora para a outra. O som do útero pode ajudar os bebês a adormecerem, permanecerem dormindo ou se acalmarem muito rapidamente, principalmente na primeira vez após o nascimento. 

Som do útero: quais são esses sons que ajudam as crianças a adormecerem?

O som do útero tem a particularidade de estar sempre no mesmo comprimento de onda. Esses são sons recorrentes que fazem algumas crianças adormecerem. Ao perceberem que estão em um ambiente seguro, as crianças dormem mais rápido.

O objetivo do som do útero é lembrar a criança dos sons que ela ouviu no útero. São tons abafados que lembram um burburinho de fundo. Em alguns casos, eles são usados ​​para acalmar e ajudar outras pessoas. As crianças dormem mais rapidamente.

Como você encontra o som do útero ideal para um bebê?

Cada criança é diferente. Tal como acontece com a comida ou o cobertor , nem todos os pequenos gostam dos mesmos tipos de som do útero. Portanto, descobrir qual é o melhor para seu filho pode levar algum tempo. Para encontrar o som ideal, você deve tentar vários.

É importante observar o comportamento da criança ao ouvir o som do útero. Se ela estiver relaxada e calma, o som do útero pode ajudar a relaxar ainda mais. Ao contrário, se estiver mais agitada e ansiosa, esse som pode começar a despertar um sentimento de proteção. 

Acima de tudo, não tente muitos sons do útero consecutivos. Isso pode ser estimulante para o bebê. Se um som não lhe convier, apenas coloque outro no dia seguinte. Quando ouvir novamente um som do útero de que não gostou, ele pode se familiarizar e começar a relaxar. Para agradá-lo, você pode colocar para ele nos próximos dias alguns sons diferentes.

Brinquedos de pelúcia e luzes noturnas oferecem o som do útero embutido, mas antes de comprá-los, é importante fazer o bebê ouvir diferentes sons por meio de vídeos na internet ou aplicativos móveis. Segundo os especialistas, é melhor testar antes de adquirir um objeto que pode não ser adequado para a criança.

Som do útero: quando deve ser usado?

O som do útero não é necessariamente adequado para todos os bebês. Não é uma solução mágica, mas pode ajudar alguns pequenos a adormecerem. É realmente um método específico para cada um.

Esses sons abafados são usados ​​para tranquilizar uma criança com problemas de sono. Por exemplo, quando ele não pode deixar seus pais antes de ir para a cama ou tem dificuldade para se acalmar. O som do útero é, portanto, uma forma de acalmá-lo. Por outro lado, um bebê que consegue adormecer sem problemas pode não precisar do som do útero. Se seus pais decidem oferecê-lo a ele, eles criam um vício que não existia.

É possível usar o som do útero durante um período de tempo. Os pais podem fazer seus filhos ouvirem por algumas semanas ou meses para que possam adormecer. 

Se por volta dos quatro meses ele está dormindo a noite toda, podemos reduzir o som do útero ou desligá-lo quando ele dorme. Se o pequenino não for incomodado, podemos tentar retirá-lo completamente para ver como serão as próximas noites. Quando ele se tranquiliza, não precisa mais do som do útero.

O vício do som do útero pode se desenvolver em uma criança. Ele pode precisar desse som reconfortante até os dois anos de idade. Esse hábito pode às vezes preocupar alguns pais, mas o som do útero é classificado no mesmo nível que um cobertor ou uma chupeta. Os especialistas indicam que não há problemas para a criança dormir com o som do útero de fundo, desde que o som permaneça muito baixo.

Por que o som do útero ajuda a adormecer? 

Os bebês conhecem o som do útero em toda sua curta vida, porque o som do sangue fluindo no útero é comparável a ele. Durante a gravidez, seu bebê foi cercado por esse som 24 horas por dia e se acostumou com isso. Esse sentimento está associado à satisfação e segurança. 

Agora você pode imaginar o que acontece quando seu bebê ouve o som o útero fora da barriga novamente? Se sente seguro, protegido e pronto para descansar. 

Muitos pais sabem como é difícil para os bebês descansar, especialmente à noite, porque eles precisam processar as informações do dia. É exatamente aqui que o som do útero ajuda. É uma ótima maneira de acompanhar suavemente os bebês para dormir. Muitos pais usam sua intuição para fazer o som “shhhhhh” para acalmar bebês que choram. Semelhante ao som do útero.

No meu caso, geralmente levava menos de 5 minutos para meu bebê se acalmar e adormecer com a ajuda do som do útero. Nós o usamos várias vezes desde o primeiro dia em ambas as crianças e funcionou sempre muito bem. 

O pré-requisito é, obviamente, que todas as outras necessidades sejam satisfeitas (sem fome, sem fralda cheia, sem dor). Durante o primeiro ano, os bebês experimentam uma fase de sono profundo mais intensa devido ao som do útero.

Semelhante ao secador de cabelo ou aspirador de pó …

Talvez você já tenha experimentado ou ouvido de outros pais que bebês podem ser acalmados por secadores de cabelo ou ruídos de aspiradores de pó? Esse ruído nada mais é do que um som parecido ao do útero. Claro, não faz sentido deixar o secador de cabelo funcionando por várias horas, além do fato de que é caro e também não é uma solução.

Como eu consigo o som do útero? 

A maneira mais fácil é entrar no canal do Youtube da MeditarSons e escolher o som do útero ideal para o seu bebê dormir!

Como o som do útero funciona na vida cotidiana do seu bebê? 

Eu realmente só posso falar sobre o meu dia a dia e devo admitir honestamente que muitos amigos e também desconhecidos acham muito estranho no começo quando eu comecei a falar sobre as maravilhas do som do útero para meus filhos. 

Desde que o bebê esteja cansado, o som o ajudará a parar de chorar e adormecer em minutos. Muitos amigos já me viram fazer isso e ficaram absolutamente surpresas pela forma que realmente funcionou. De alguma forma, o som familiar torna meu filho mais incentivado a se soltar e relaxar. O som do útero, assim como a música de boa noite, faz parte do nosso ritual diário de ir para a cama. Dou a mamadeira, coloco na cama e ligo o som do útero.

A partir de que idade posso usar ruído branco? 

Desde o nascimento. Especialmente com recém-nascidos, o som funciona muito bem como um sonífero suave. Muitas vezes me perguntam se “funciona” também para crianças mais velhas. Infelizmente não sei. Isso é muito individual, porque alguns acham o barulho irritante. O que me impressiona é que bebês e crianças pequenas associam ruídos ou cheiros a certos rituais e logo se acostumam com eles. Tente algumas vezes para ver se funciona com seu filho mais velho.

Quão alto pode ser o som do útero?

Geralmente é muito alto o volume no útero. O bebê está, portanto, acostumado a fortes ruídos de fundo. No entanto, o volume normal da sala é suficiente para o som do útero. É claro que não só me certifico de que meu celular esteja em modo de vôo enquanto está tocando, mas também de não o segurar muito perto da orelha do bebê.

O bebê conseguirá dormir sem o som do útero?

Claro. O som do útero tem como objetivo principal ser um calmante e auxiliar o sono durante os primeiros meses. Minha filha está fazendo 4 anos este ano e pode dormir bem todas as noites sem o som do útero. 😉 Os bebês dormem com ou sem o ruído, como eu disse, é só um apoio suave.

Por quanto tempo você pode deixar o som do útero funcionar?

No útero, seu bebê ouviu os ruídos 24 horas por dia. A maioria das pessoas usa o som do útero como um auxílio para dormir e, assim que o bebê adormece, o volume pode ser reduzido gradualmente. Mas deixá-lo tocar por 1-2 horas não é um problema. Às vezes, até o deixamos funcionando a noite toda. Não vai prejudicar o bebê, o som é bem parecido com o de um ventilador.

Há outro efeito colateral interessante: porque bebês e crianças pequenas se acostumam com o som do útero e, portanto, com esse ruído monótono, também podem se tornarem mais calmos desde cedo. Meus dois filhos adormecem no carro ou no avião depois de um curto período de tempo. 

Você pode usar o som do útero o dia todo para bebês?

Tal como acontece com outros rituais, o som do útero não deve ser usado 24 horas por dia. Você deve tocá-lo para acalmar episódios de choro e durante cochilos e sono noturno (inicie o som baixinho ao fundo durante sua rotina de sono, para deixar seu amor pronto para deslizar para a terra dos sonhos). 

Após 3-4 meses, o reflexo calmante desaparecerá gradualmente. Mas, a essa altura, seu bebê estará ciente da conexão entre o som do útero e o prazer de dormir. “Ah, sim, eu reconheço aquele som … agora vou dormir bem.” Muitos pais continuam usando o som do útero durante anos, mas é simples desmamar quando você quiser. 

O que a ciência diz sobre o som do útero 

Embora se pensasse que os bebês nasciam como ‘telas em branco’ sem nenhum conhecimento ou memória, novas pesquisas nos diz o contrário. Além disso, a ciência confirma que os sons ouvidos no útero podem ajudar a acalmar o bebê após o nascimento.

Memória fetal

No final dos anos 1980, os cientistas ainda estavam tentando descobrir o que fazia fetos e bebês se mexerem. “Não se sabe muito sobre o comportamento fetal. A opinião geral era que os recém-nascidos não são capazes de fazer muito: nascem com reflexos, mas não com memória. Conseguimos provar que a memória se desenvolve mais cedo ”, disse o professor Peter Hopper, da escola de psicologia da Queen’s University em Belfast  ao  The Independent. 

As pesquisas dos cientistas 

Com isso em mente, o professor Hopper criou o experimento Neighbours, influenciado pelos anos 80, para testar o que os fetos em desenvolvimento lembram e respondem.  

Ele estudou dois grupos de mulheres grávidas – um grupo que assistia e outro que não assistia à popular novela australiana  Neighbours . Ele descobriu que já na 24ª semana de gestação, bebês cujas mães assistiam Neighbours  começaram a responder ao tema musical do programa, com mudanças na frequência cardíaca e tendência a movimentos reduzidos (ou ‘acalmar’).

Isso confirmou que os fetos estavam realmente ouvindo o mundo ao seu redor antes do nascimento e que o som poderia ter um efeito calmante.

Conte com a MeditarSons para fornecer os melhores sons do útero entre outros para acalmar você e seu bebê!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram