HORA DO DESFRALDE: COMO TIRAR A FRALDA?
Usar o peniquinho se torna uma conquista marcante na vida de papais, mamães e bebês.
Por volta de dois anos de idade o bebê já está pronto para deixar as fraldas para trás e começar a usar o penico, mas nem todos os bebês obedecem essa idade e, assim, uns deixam a fralda mais cedo e outros mais tarde.
Desfralde: o que é, afinal?
Nada mais é do que deixar de usar fraldas e começar a usar o famoso peniquinho, ou seja, o bebê vai começar a fazer suas necessidades fisiológicas sentado. É o momento em quo o corpo dele começará a usar o esfíncter para segurar ou liberar o cocô e o xixi.
Cabe à mamãe ensinar quando usar o penico e quando deve fazer suas necessidades.
A dúvida principal: quando sei que meu bebê está pronto?
Cada bebê tem o seu próprio desenvolvimento e é único. Partindo desses princípios sabemos que vai depender do ritmo de desenvolvimento dele. Não queira adiantar ou adiar isso porque poderá causar atrasos e regressões psicológicas.
Geralmente entre os dezoito e vinte quatro meses o esfíncter do seu bebê já estará pronto para funcionar, mas isso não será suficiente, pois dependerá do físico e do emocional.
Citaremos alguns sinais de que ele estará pronto para começar a usar o peniquinho:
- A fralda fica seca por mais de duas horas;
- Ele tem interesse no peniquinho?
- Ele consegue ficar sentado no peniquinho?
- Ele segue instruções?
- Ele pede para trocar as fraldas quando estão sujas?
- As evacuações são regulares?
- Ele já não quer usar mais fraldas?
Se você respondeu sim para essas perguntas, você está prestes a começar o desfralde do seu bebê.
Mas, como tirar a fralda?
Dê preferência para fazer o desfralde nas estações quentes do ano, pois acontecerão escapes de xixi de vez em quando. Faça o desfrade por etapas, comece pelo desfralde diurno. Deixe o seu bebê de calcinha ou cuequinha para facilitar a entrada de ar e demonstre sempre que isso é uma coisa boa.
Explique para ele que sempre que sentir necessidade que avise a um adulto para que o leve ao banheiro. Fique a seu lado, sempre. Mostre a ele o penico como um objeto necessário para fazer as necessidades.
Comemore com ele quando ele fizer tudo certo, é uma etapa da vida do bebê muito importante.
Comportamento por reflexos
Os bebês são muito observadores e ao ver adultos, irmãos mais velhos ou primos usando o banheiro, logo vão querer imitar tal ato. A fase escolar é uma ótima aliada para isso também.
O desfralde é uma fase realizada por etapas. Alguns bebês conseguirão fazer o desfralde em alguns dias e outros levarão meses para isso. Somente quando perceber que o bebê está tendo um controle mais estável ao fazer suas necessidades é que você vai começar a fazer o desfralde noturno. Isso pode demorar um tempo, não se assuste.
Quando iniciar o desfralde noturno, vá diminuindo a quantidade de líquido ingerida antes de dormir e sempre pergunte se quer ir ao banheiro. Se passar mais de duas horas sem que ele vá ao banheiro, incentive-o. Durante as primeiras noites sem fraldas, você terá que acordá-lo para ir ao banheiro a cada duas horas ou observar qual o período em que ele leva para fazer xixi sozinho.
Quando existe atraso para usar o penico
Mesmo depois do desfralde, se o seu bebê estiver com dificuldade para usar o penico, vale a pena você investigar o porquê desse comportamento. Ele pode estar sem jeito para usar o penico ou algo o está incomodando.
De repente a maneira que você ensinou o seu bebê a usar o penico possa estar incomodando ou não é a forma mais adequada.
Se o seu bebê estiver com medo de ir ao banheiro ou de usar o penico, você terá grandes problemas com o desfralde.
A única forma de resolver isso é conversando com ele e explicando que é natural ir ao banheiro e que isso faz parte do crescimento dele. Nunca grite ou fique brava nessa hora porque o medo ficar maior.
Se o medo continuar, converse com o pediatra e peça para ele verificar se existe alguma coisa que possa estar causando desconforto.
Problemas como controle muscular, dores de constipação, bexiga pequena ou problemas no trato urinário podem estar afetando o desenvolvimento do seu bebê.