Melhor posição para o bebê arrotar

MELHOR POSIÇÃO PARA O BEBÊ ARROTAR

 Você sabe o que é eructação? Este é o termo técnico para arroto. 

 Não há nenhum consenso sobre a frequência com que o bebê deve arrotar, regurgitar ou se ainda a quantidade deva ser grande ou pequena, pois cada bebê possui suas próprias características. O que os recém-nascidos costumam apresentar são sinais de que precisam de ajuda para arrotar. 

 O arroto se deve ao fato de que nos primeiros meses de vida o bebê ainda não sabe como sugar direito, além de que o aparelho digestivo não está totalmente desenvolvido, por isso ele engole muito ar ao mamar. À medida que seu bebê crescer, por volta dos 04 aos 6 meses, ele provavelmente se tornará mais eficiente na sucção e precisará arrotar com menos frequência. Bebês alimentados com mamadeira engolem mais ar e, portanto, arrotam com mais frequência.

 Pensando nisso, reunimos algumas dicas para facilitar esse processo 

 

 Fique atento aos sinais e caretas do bebê 

 Se durante a mamada o bebê parar de mamar e começar a chorar, fique atenta, isso pode ser um sinal de que ele está precisando arrotar, porém não está conseguindo. 

Outro sinal que pode ser usado para reconhecer a necessidade de arrotar é a caretinha que ele pode fazer após mamar.

 

 Nunca deixe o bebê deitar depois de comer 

 Arrotar evita refluxo e engasgo. Portanto, é recomendável colocar a cabeça do bebê mais alta que o corpo após a alimentação. Nunca coloque o bebê deitado imediatamente após a mamada. Alguns bebês só conseguem expelir o ar de seus estômagos através de soluços. Mas, não se preocupe se seu bebê soluçar várias vezes ao dia, isso significa que ele está colocando para fora todo o ar ingerido ao mamar. 

 

 Deixe o bebê em pé após a mamada 

 Ficar em pé é a melhor posição para o bebê arrotar porque o corpo fica ereto, o que ajuda a soltura dos gases pela boca (arroto). Segure o bebê nesta posição, junto ao seu peito por alguns minutos até conseguir ouvir um pequeno som. Se você já tentou todas essas posições possíveis e o bebê dentro de cinco minutos ainda não arrotou, provavelmente ele não está sentindo vontade. Algumas crianças realmente não conseguem e relutam muito. Se você acha que esse é o caso do seu filho, fique atenta aos sinais e insista no procedimento. 

 

 Massageie as costas do bebê 

 Esta é uma das maneiras de você estimular o seu bebê a arrotar. Nesse caso, apoie a cabeça do bebê em seu ombro e esfregue suavemente as costas e não se esqueça de colocar uma toalha ou fralda sobre o seu ombro para evitar que se suje caso o bebê faça vomito. 

 

 Deixe o bebê sentar no colo 

 Outra possível posição em que o bebê pode arrotar é colocá-lo no sentado, de frente ou de costas, em seu colo. Neste caso, incline o corpinho para a frente, com as pernas dobradas, sempre apoiando com mão. Massagear ou dar tapinhas leves nas costas dele também poderão ajudar. Enquanto faz isso você pode conversar com seu bebê ou cantarolar baixinho, isso ajudará o bebê a relaxar e ficará mais fácil para ele arrotar. Como dissemos anteriormente, cada bebê é único, então você terá que testar todas as posições até encontrar aquela que é mais confortável para o bebê e para você.

 

 Quantos arrotos uma criança deve dar? 

Não existe consenso nenhum sobre a quantidade ideal de arrotos um bebê deva ter. Sabemos apenas que se o bebê engoliu ar, basta arrotar. Normalmente, se o bebê engoliu ar durante a mamada, ocorre apenas um arroto. Nesse ponto, ele deve voltar a dormir ou, se ainda estiver amamentando, aproveite a oportunidade para fazer a trocar da mama. 

 Muitas vezes, as crianças pequenas engasgam-se durante a mamada porque a sucção, a deglutição e a respiração não são coordenadas. Por isso é importante amamentar com calma, respeitando a vontade e o ritmo. A regurgitação (vômito) após comer é muito comum, mas você deve ficar atento aos sinais de engasgo. Se o rosto do seu bebê começar a ficar arroxeado ou cinza, isso pode significar que ele está se engasgando e com dificuldade para respirar. Se isso acontecer, coloque imediatamente a cabeça para o lado. Se ele continuar engasgando após esse movimento, procure atendimento médico imediatamente.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.