Como fazer seu bebê dormir melhor

COMO FAZER SEU BEBÊ DORMIR MELHOR

 Nos primeiros meses do bebê, as noites costumam ser difíceis e o sono escasso, principalmente para os pais que necessitam se adaptar a uma nova rotina de familiar. Pensando nisso, juntamos algumas informações sobre como fazer seu bebê dormir melhor, incluindo dicas relacionadas ao sono nas diferentes fases do crescimento, para que você e seu bebê tenham qualidade de vida e bem-estar no dia a dia. 

 A chegada de um recém-nascido muda toda a vida de uma família, inclusive o sono, que se torna intermitente e extremamente cansativo principalmente para os pais. Isso, geralmente, acontece nos primeiros meses de vida do bebê, mas tem uma melhora gradativa considerável a partir dos 3 anos de idade. 

 Mas isso é normal porque o sono das crianças é diferente e será corrigido com o passar do tempo. Por exemplo, em recém-nascidos o sono é mais curto do que em adultos.

  

 Assim, pode-se dizer que a necessidade do sono é diferente em cada etapa da vida de um ser humano. Vejamos:

  

Horas de sono por idade: 

0~3 meses – 16~20 horas

4~12 meses – 12~16 horas

1~2 anos – 11~14 horas

3~5 anos – 10~13 horas

6~12 anos – 9~12 horas

13~18 anos – 8~10 horas

 A quantidade de horas de sono que uma criança dorme pode variar devido a alguns fatores como barulhos e desconfortos. Porém, na fase infantil, a quantidade de horas de sono recomendado será de acordo com a tabela. 

 Segundo os médicos pediatras, esses números são extremamente importantes para o crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto mental. Isso acarretará em um melhor aprendizado e desempenho diários à medida que a criança cresce. 

 Além disso, é bom lembrar que essas horas de sono apresentadas na tabela se referem ao dia e à noite da criança, incluindo todas as sonecas e cochilos. 

 

Dicas para dormir melhor o bebê  

  • Criar uma rotina de sono; 
  • Evitar luz de abajures, televisores e celulares próximo ao horário de dormir; 
  • Alimentar o bebê antes de o colocar para dormir; 
  • Trocar a fralda para que ele fique o mais seco possível à noite; 
  • Tornar o ambiente calmo e descontraído; 
  • Fazer o bebê cochilar a tarde é essencial; 
  • Separar dia e noite; 
  • Brincar e praticar algumas atividades com o bebê durante o dia para cansá-lo; e 
  • Oferecer ursinho ou naninha antes de dormir. 

 Essas dicas não são milagrosas, mas podem ser de grande ajuda para crianças pequenas e pais que estão lutando para adquirir o hábito da hora de dormir. É fundamental criar uma rotina com o seu bebê para que ele durma melhor. 

 Devemos nos lembrar que os recém-nascidos não sabem nada sobre o mundo em que acabaram de entrar. E isso inclui o ato de dormir, porque mesmo que eles se sintam cansados, ainda não saberão ao certo como adormecer. Por causa disso, os pais às vezes tendem a balançar para acalmar ou fazer algum outro método para a indução ao sono. 

 Mas fique tranquilo e lembre-se que essa fase acompanha o crescimento, o desenvolvimento e a introdução alimentar. E assim a duração do sono muda, tornando a noite mais longa e tranquila.

 

O que prejudica o seu bebê dormir melhor 

 Mesmo seguindo todas as orientações e recomendações, se o recém-nascido ou bebê apresentar dificuldade para dormir por mais de quarenta minutos seguidos, é importante procurar ajuda do médico pediatra. Porque existem fatores físicos que podem atrapalhar o sono, como cólicas, coceira nas gengivas devido à dentição, refluxo, dificuldades respiratórias, infecções, por exemplo. 

 Portanto, se você perceber que seu bebê tem muita dificuldade em adormecer, procure a ajuda de um médico de sua confiança para saber o porquê da falta de sono e, se isso não está relacionado a algum desconforto ou dificuldade que ele esteja sentindo. Lembre-se, também, que é importante respeitar o bebê e suas diferentes fases e por fim saber que os ciclos e mudanças nos padrões do sono são contínuos. É certo que o seu bebê durma melhor em alguns dias do que em outros. Não se preocupe, isso é normal, fique tranquilo e lembre-se que logo tudo isso irá passar.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.