TUDO SOBRE O NINHO PARA BEBÊS
O ninho redutor ou, simplesmente, ninho para bebê, é um tipo de caminha feita para bebês recém-nascidos. Ele tem as laterais mais altas para evitar que o bebê role para os lados ou para determinar um espaço onde ele possa descansar tranquilamente.
Para que serve?
Essa técnica surgiu e foi criada por um americano a partir da Teoria Exterogestação. Essa teoria afirma que os bebês ficam mais relaxados e dormem melhor ao se sentirem dentro de um útero.
O uso do ninho para bebês vem crescendo exponencialmente, pois garante a segurança na hora do sono.
O material utilizado na confecção de um ninho para bebê, geralmente, são as mantas acrílicas ou as mantas de algodão.
Ele é mais indicado para recém-nascidos, mas nada impede de bebês maiores usá-los. Mesmo após os três meses, período indicado para o uso, os bebês gostam de se sentirem seguros na hora da soneca.
É seguro?
Apesar de estar crescendo o seu uso, a técnica ainda é desconhecida pela maioria dos pais e, isso cria uma certa apreensão de deixar o seu bebê dormir dentro do ninho.
O ninho para bebê cumpre com o prometido: que é ser aconchegante e apertado e lembrar o interior do útero materno. Se os materiais de confecção forem feitos dentro dos padrões e com material de qualidade, não existe nenhum problema em deixar o bebê dormir dentro do ninho. Deve ser higienizada e lavada com a mesma frequência com que se lavam mantas e cobertores e com produtos que não causem alergia.
Após as lavagens é sempre bom verificar se as laterais ainda estão intactas e sem costuras e fios soltos.
Se pensarmos que um bebê passa quase na mesma posição até os dois meses, não vemos problema em deixa-lo deitado no ninho. Evite deixar por perto fraldas, lençóis ou cobertores, pois o bebê pode puxar com as mãozinhas e ficar sufocado.
Como usar
A praticidade de poder levar o ninho para qualquer lugar é perfeita. Você poderá levar o ninho para qualquer cômodo da sua casa, na casa dos avós ou até mesmo dentro do carrinho de bebê.
A recomendação médica para que o bebê seja colocado para dormir é de barriga para cima e é dessa forma que você deve colocar o seu bebê dentro do ninho, pois assim eles dormirão mais seguros e eliminando os riscos de sufocamento.
Para usar o ninho você não precisará de travesseiros ou lençóis, pois ele imitará o interior uterino e isso significa deixar o seu bebê limitado a movimentos.
Tipos de ninho redutor
1- Com alça
É o tipo de ninho que você pode carregar de um local para outro até mesmo com o bebê dentro.
2 – Oval
Existe o modelo oval.
3 – Mosquiteiro
Esse modelo é ótimo para dias quentes onde os mosquitos aparecem com mais frequência.
4 – Ajustável
Esse é o modelo que pode ser utilizado até mais tarde, pois a alça se ajusta ao tamanho do bebê e do espaço que você quer deixar para a sua mobilidade.
Onde comprar o ninho para bebê?
Em lojas de enxovais para bebês na internet, em lojas físicas para móveis e utensílios para bebês ou até mesmo você pode fazer sozinha o ninho para o seu bebê.
Geralmente o ninho para bebê é feito de material 100% algodão e preenchido de poliéster. Prefira sempre os tipos que vêm com zíperes para facilitar na hora de lavar.
Como fazer um ninho para o bebê dormir
Se você gosta de fazer coisas manuais, vamos te ensinar a fazer um ninho para o seu bebê de forma muito fácil e prática
Materiais:
- 1 toalha grande
- 2 lençóis pequenos de bebê
- 1 travesseiro pequeno de bebê
Modo de fazer:
Torça a toalha até ficar parecida com uma corda. Faça com que ela fique em forma de U dentro do berço. Enrole a letra U com um dos lençóis pequenos. Ponha o travesseiro no meio e forre novamente com o outro lençol.
Coloque o bebê com a cabeça no travesseiro e não se esqueça de apertar o ninho por dentro para que o tecido do lençol fique mais rente ao colchão.
Não se esqueça de que o fundo do ninho deve ser firme, liso e uniforme, pois só assim você terá certeza de que não haverá riscos de o bebê ficar sufocado. Você pode apertar mais o U conforme o espaço desejado.