Tudo Sobre O Ninho Para Bebês

TUDO SOBRE O NINHO PARA BEBÊS

O ninho redutor ou, simplesmente, ninho para bebê, é um tipo de caminha feita para bebês recém-nascidos. Ele tem as laterais mais altas para evitar que o bebê role para os lados ou para determinar um espaço onde ele possa descansar tranquilamente.

 

Para que serve?

Essa técnica surgiu e foi criada por um americano a partir da Teoria Exterogestação. Essa teoria afirma que os bebês ficam mais relaxados e dormem melhor ao se sentirem dentro de um útero.

O uso do ninho para bebês vem crescendo exponencialmente, pois garante a segurança na hora do sono.

 

O material utilizado na confecção de um ninho para bebê, geralmente, são as mantas acrílicas ou as mantas de algodão. 

Ele é mais indicado para recém-nascidos, mas nada impede de bebês maiores usá-los. Mesmo após os três meses, período indicado para o uso, os bebês gostam de se sentirem seguros na hora da soneca.

 

É seguro?

Apesar de estar crescendo o seu uso, a técnica ainda é desconhecida pela maioria dos pais e, isso cria uma certa apreensão de deixar o seu bebê dormir dentro do ninho.

O ninho para bebê cumpre com o prometido: que é ser aconchegante e apertado e lembrar o interior do útero materno. Se os materiais de confecção forem feitos dentro dos padrões e com material de qualidade, não existe nenhum problema em deixar o bebê dormir dentro do ninho. Deve ser higienizada e lavada com a mesma frequência com que se lavam mantas e cobertores e com produtos que não causem alergia. 

Após as lavagens é sempre bom verificar se as laterais ainda estão intactas e sem costuras e fios soltos.

Se pensarmos que um bebê passa quase na mesma posição até os dois meses, não vemos problema em deixa-lo deitado no ninho. Evite deixar por perto fraldas, lençóis ou cobertores, pois o bebê pode puxar com as mãozinhas e ficar sufocado.

 

Como usar

A praticidade de poder levar o ninho para qualquer lugar é perfeita. Você poderá levar o ninho para qualquer cômodo da sua casa, na casa dos avós ou até mesmo dentro do carrinho de bebê.

A recomendação médica para que o bebê seja colocado para dormir é de barriga para cima e é dessa forma que você deve colocar o seu bebê dentro do ninho, pois assim eles dormirão mais seguros e eliminando os riscos de sufocamento.

Para usar o ninho você não precisará de travesseiros ou lençóis, pois ele imitará o interior uterino e isso significa deixar o seu bebê limitado a movimentos. 

 

Tipos de ninho redutor

1- Com alça

É o tipo de ninho que você pode carregar de um local para outro até mesmo com o bebê dentro.

2 – Oval

Existe o modelo oval.

3 – Mosquiteiro

Esse modelo é ótimo para dias quentes onde os mosquitos aparecem com mais frequência. 

4 – Ajustável

Esse é o modelo que pode ser utilizado até mais tarde, pois a alça se ajusta ao tamanho do bebê e do espaço que você quer deixar para a sua mobilidade.

Onde comprar o ninho para bebê?

Em lojas de enxovais para bebês na internet, em lojas físicas para móveis e utensílios para bebês ou até mesmo você pode fazer sozinha o ninho para o seu bebê.

Geralmente o ninho para bebê é feito de material 100% algodão e preenchido de poliéster. Prefira sempre os tipos que vêm com zíperes para facilitar na hora de lavar. 

 

Como fazer um ninho para o bebê dormir

Se você gosta de fazer coisas manuais, vamos te ensinar a fazer um ninho para o seu bebê de forma muito fácil e prática

 

Materiais:

  • 1 toalha grande
  • 2 lençóis pequenos de bebê
  • 1 travesseiro pequeno de bebê

 

Modo de fazer:

Torça a toalha até ficar parecida com uma corda. Faça com que ela fique em forma de U dentro do berço. Enrole a letra U com um dos lençóis pequenos. Ponha o travesseiro no meio e forre novamente com o outro lençol. 

Coloque o bebê com a cabeça no travesseiro e não se esqueça de apertar o ninho por dentro para que o tecido do lençol fique mais rente ao colchão.

Não se esqueça de que o fundo do ninho deve ser firme, liso e uniforme, pois só assim você terá certeza de que não haverá riscos de o bebê ficar sufocado. Você pode apertar mais o U conforme o espaço desejado.

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.