Curiosidades Sobre Os Recém-Nascidos

Curiosidades Sobre Os Recém-Nascidos

São as coisinhas mais lindinhas que todos amam, são pequenas e não falam, mas podem nos surpreender com características que nem imaginamos.

Vamos falar um pouco dessas transformações, curiosidades e acontecimentos que acompanham os recém-nascidos.

 

 Não se espante com algumas curiosidades que irá conhecer:

  1. Troca da cor dos olhos

Uma curiosidade que os pais têm é saber qual a cor dos olhos do bebê. Daí vem o nascimento e os olhinhos são cinza-escuros. Não se decepcione, pois após 6 a 9 meses essa cor será redefina.

É o DNA que define a cor dos olhos, porém a melanina é que fica responsável pela pigmentação. E quanto mais exposto à luz o seu bebe ficar, mas rapidamente descobrirá a cor definitiva dos olhos do seu bebê.

 

  1. Chorar sem lágrimas

Os bebês choram sem derrama uma única gota de lágrima. Isso não significa que é um choro de pirraça. É que os canais lacrimais, responsáveis pela lubrificação dos olhos e fabricação de lágrimas, não estão prontos.

 

  1. Bebês são míopes

Nas primeiras semanas, os bebês não fazem ideia do que estão vendo, enxergam no máximo uns 30cm de distância. Ao longo do tempo e dos meses a visão vai amadurecendo e ele consegue definir melhor imagens e cores. Vermelho é cor que mais chama a atenção de um bebê.

 

  1. Reflexos involuntários

Nos primeiros meses todos os movimentos do seu bebê são involuntários. Não fique triste ou surpresa com isso e também não se sinta decepcionada por aquele sorriso não ter sido de alegria e ser apenas um reflexo.

Você vai ter que esperar té os quatro meses para que todos os movimentos do seu bebê se tornem voluntários.

 

  1. Inchaço

Por conta dos hormônios que a mulher produz quando está grávida, os bebês recebem grande parte deles e ao nascerem estão inchados.

Esse inchaço é normal e some com o tempo.

 

  1. Controle dos olhos 

Já reparou que os bebês ficam meio vesgos de vez em quando? Ao nascerem os bebês não tem controle da musculatura dos olhos e, por isso, se persistir esse sinal de estrabismo, procure um pediatra. 

 

7 – Osso a mais

Os bebês nascem com cerca de 70 ossos a mais do que nos adultos temos hoje. Alguns ossos ficam sobrepostos para a passagem do bebê no canal vaginal e com o tempo elas se compactam e formam um só osso.  

 

8 – Bigodes em bebês

Parece muito bizarro, mas você, eu e o seu bebê já tivemos bigodes quando estávamos dentro do útero. Por volta dos quatro meses de gestação, os bebês ganham pelos fininhos pelo corpo todo, são os chamados lanugos e, pasmem, eles caem antes do nascimento e são comidos pelo bebê! Depois do nascimento esses lanugos são digeridos e se transformam no primeiro cocô, que é chamado mecônio.

9 – Dobro do peso

Em cinco meses o bebê tem a capacidade de dobrar o seu peso. Rápido, né?

 

10 – Papilas gustativas na boca

 Os bebês nascem com papilas gustativas ao redor das bochechas e no céu da boca. Isso faz com que ele sinta os sabores mais intensos. Com o passar dos meses, eles somem e as papilas ficam restritas somente à língua.

 

11 – Menstruação

Em alguns casos, bebês meninas podem uma mini menstruação. Isso se deve ao fato de absorverem os hormônios da mãe enquanto estavam dentro do útero. Esse pequeno sangramento desaparece em alguns dias.

   

12 – Dormir de olhos abertos

Os recém-nascidos têm a capacidade de dormirem com os olhos abertos e até realizar movimentos. Isso é muito estranho de se ver, mas totalmente normal.

 

13 – Ereções

Fetos e bebês recém-nascidos masculinos podem ter ereções de vez em quando. Não se assuste e nem se sinta acanhada, é normal.

 

14 – Engolir e respirar

Até os sete meses, o bebê consegue respirar ao mesmo tempo em que engole. Essa capacidade de fazer essas duas coisas é que são as causadoras das cólicas.

 

15 – Amnésia

Todos passamos por isso e é conhecida como amnésia infantil, é um processo que apaga tudo da nossa memória nos nossos primeiros anos de vida. Por isso nunca nos lembramos do que aconteceu quando éramos muito pequenos.

 

16 – Olhos grandes

Se, em algum momento você achou que os olhos do seu bebê são desproporcionais em relação à cabeça, você não está errada. Bebês já nascem com 75% do tamanho dos olhos. 

Compartilhe

Em destaque

Quer receber mais conteúdos como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Precisamos das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços.